Secretaria de Saúde de Soledade intensifica ações de valorização à vida
Baixar ÁudioCampanha realizada é a do Setembro Amarelo
Os sinais por muitas vezes gritam, mas não ouvimos, estão expostos, não nos alertamos e por vezes passam despercebidos. É nesse sentido, que a campanha do Setembro Amarelo vem conscientizar sobre a importância da prevenção ao suicídio. Assunto que ainda é tratado com tabu em meio à sociedade.
O tema é abordado durante este mês, já que nesta terça-feira, 10/09 é lembrado o Dia Mundial de Combate ao Suicídio. Com este intuito é que a Secretaria de Saúde de Soledade, através da área da Psicologia realiza durante todo este mês ações de conscientização nas escolas, a fim de conversar sobre o assunto e como forma de propagar esta prevenção
Uma das psicólogas da Secretaria de Saúde, Stéfani Pinheiro enfatiza que as ações acontecerão e serão conforme a demanda das escolas. “Queremos trabalhar com os adolescentes, principalmente, explicando sobre este mês, de como eles podem ajudar estas outras pessoas, colocando uma árvore da vida, com bilhetes de apoio e orientando que possam vir procurar ajuda aqui na Secretaria”.
Stéfani disse ainda que a maior demanda atualmente que chega para atendimento na Saúide, são adolescentes, independente da classe social. “Tem aumentado e muito e a maior demanda é em relação a adolescentes, quanto à mutilação, ideias suicidas estamos com um número bem expressivo de atendimentos voltados a estes pacientes”.
O alerta da psicóloga é para que a busca no atendimento seja o quanto antes, especialmente quando os seguintes sinais estão evidentes. “A pessoa fica deprimida sem vontade de fazer as coisas, com frases do tipo que a vida não tem mais sentido, que é um estorvo na família e se isolando um pouco mais”.
A campanha de valorização à vida, o Setembro Amarelo, surgiu conforme Liliana Goergen, psicóloga que também atua na Secretaria da Saúde, através da história de um jovem, que possuía o seu carro amarelo e que a família podia estar alerta, mas que tirou sua própria vida. Por isso, a campanha que possui como símbolo o laço amarelo.
Comentários