Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
18:00:00
Encontro Certo
19:00:00
 
 

Hábitos de vida saudáveis e diagnóstico precoce aumentam as chances de cura de câncer

Baixar Áudio por Marcus Vinicius Prates de Souza

A enfermidade tem causado, anualmente, algo em torno de 10 milhões de mortes em todo o mundo

Dr. Rodrigo Ughini Villarroel
Foto: HCPF

As pessoas quando ouvem falar sobre câncer, seus semblantes se transformam, não se sabe se por medo da doença ou pelo sofrimento que mesma causa, tanto para o enfermo, como para os familiares. A temida doença é lembrada neste dia 08/04, com o Dia Mundial de Combate ao Câncer.

Em entrevista a reportagem da Tua Rádio Cristal, na manhã desta quinta-feira, 08/04, o médico oncologista clínico, Dr. Rodrigo Ughini Villarroel, destacou que o câncer é hoje a segunda doença que mais mata pessoas em todo o mundo. “Essa data serve para conscientizar e fazer um alerta. Quando a gente vê os números globais, eles são bastante impressionantes. A gente tem uma expectativa, no mundo inteiro a cada ano, de mais de 18 milhões de casos novos de câncer, com quase 10 milhões de mortes em decorrência desta doença tão nefasta”, relatou.

Os casos são realmente alarmantes. Alguns países, por exemplo, já preveem que o câncer vai se tornar a partir de uma determinada faixa etária, a causa mais prevalente de morte. “Os tipos de câncer mais comuns hoje são os de pele, pulmão, mama, próstata e de intestino grosso”.

O médico oncologista deu quatro dicas que são essenciais no sentido de prevenção do câncer e do diagnóstico precoce, chamando a atenção, primeiramente, pela procura de um profissional para que seja feita avaliação médica regular, junto a isto, manter uma alimentação saudável e evitar o tabagismo e o sedentarismo.

Se estas atitudes forem tomadas, são grandes as possibilidades de diminuir, e muito, o risco de desenvolver a doença, no entanto, se houver um câncer, o diagnóstico precoce é uma das principais armas que a medicina possui para obter um alto índice de cura entre as pessoas acometidas pela famigerada enfermidade.

Ouça a entrevista com o médico oncologista, Rodrigo Ughini Villarroel, na íntegra, no player de áudio acima.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais