Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Secretaria da saúde de Soledade descarta caso suspeito de dengue no município

Baixar Áudio por Marcus Vinicius Prates de Souza

Laboratório Central de Porto Alegre realizou os exames necessários

Enfermeira Sonimari mostrou-se preocupada com a falta de conscientização da população soledadense
Foto: Rodolfo Tatim/Tua Rádio Cristal

Após mais uma suspeita de dengue em um cidadão soledadense, a secretaria municipal de saúde do município, através da coordenadora em vigilância sanitária de Soledade, Sonimari Gralha Auler, informou na manhã desta sexta-feira, 07/06, que o resultado dos exames realizados pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul – LACEN deram negativos.

Sonimari informou ainda de que, neste ano de 2019 três pessoas, duas no interior e outra na área urbana, tiveram a suspeita pelos sintomas apresentados, no entanto, ambos foram negativados.

Conforme a coordenadora, o sintoma da dengue pode estar relacionado com muitas outras doenças, no entanto, é necessário observar que toda a vez que a pessoa tiver dor pelo corpo, febre, manchas no corpo e dores nas articulações, que procure uma unidade de saúde mais próxima para realizar a consulta, e, se o médico achar necessário, será solicitado um exame específico de dengue.

Outra situação destacada pela enfermeira é de que, mesmo antes do resultado, a pessoa receberá o tratamento adequado enquanto espera pelo resultado do laboratório.

“Quando uma pessoa apresenta sintomas da dengue, imediatamente os agentes de endemias do município vão até a residência da mesma e em todo o quarteirão onde se situa a casa e realizam procuras específicas de focos do mosquito Aedes Aegypti e confirmando de que existem, os profissionais aplicam um produto químico para a eliminação do vetor da dengue”, enfatizou Sonimari Auler.

Sonimari deixou transparecer que a falta de conscientização da comunidade, ainda é o principal problema no combate a dengue no município.

 “É necessário que as pessoas compreendam que se deve fazer vistorias em seus pátios, semanalmente, para que possamos afastar o perigo de infestação em Soledade”, finalizou.

Ouça a entrevista com Sonimari Auler, na íntegra, no player de áudio acima.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais