Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Hospital Frei Clemente de Soledade será sede regional de partos do Alto da Serra do Botucaraí

por Nayam Franco

Regionalização de partos visa reduzir número de hospitais que receberão verba e intensificar trabalho nos maiores

Hospital Frei Clemente reunirá grande região no quesito partos
Foto: Marcos Vinicius/Rádio Cristal

O governo do Estado decidiu cortar verbas para partos em hospitais pequenos e realizar a regionalização dos partos.

A expectativa é que mais de 3 mil partos do Sistema Único de Saúde (SUS) sejam transferidos para instituições regionais, o que diminuiria a demanda dos pequenos hospitais, mas aumenta nos centros de referência em saúde.

Essa regionalização tornará do Hospital Frei Clemente de Soledade a referência na 19ª região. Partos e cesáreas pelo SUS será a referência na região 19 para os municípios da região.

De acordo com Adairto Forti, administrador do hospital Frei Clemente, a regionalização não preocupa a casa de saúde, no entanto, traz à tona uma preparação especial para que isso aconteça.

Além dos municípios que já fazem parte do convênio com o hospital de Soledade, outras cidades deverão se integrar a essa regionalização como é o exemplo de Arvorezinha, Anta Gorda, Ilópolis e os municípios da região de Espumoso que também ingressarão a 19ª região.

Para tanto será necessário um planejamento especial entre municípios e hospitais que constam em casa cidade para o atendimento em Soledade. No caso, partos da região, antes encaminhados para a região de Passo Fundo, deverão ficar em Soledade, como previsto na reunião.

Muitas discussões ainda deverão acontecer pois o município de Espumoso também teria interesse em ser regionalizado, no entanto, ainda não há nada definido quanto a essa situação.

Reuniões deverão acontecer entre Soledade e Espumoso, junto a Coordenadoria Regional de Saúde para definir a regionalização de somente um dos dois hospitais, ou a possibilidade menos viável, a regionalização de ambos.

O governo gaúcho exigirá a realização de, no mínimo, 365 partos por ano para a casa de saúde manter o procedimento. Passa a ser obrigatória a disponibilidade de obstetra, pediatra, anestesista e enfermeiro.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais