Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Hospital de Soledade reivindica destinação de recursos por parte do Governo do Estado

por Marcus Vinicius Prates de Souza
Casa de saúde de Soledade passa por momentos difíceis
Foto: Marcos Vinícius/Rádio Cristal

"Muito triste falar da situação que se encontra a saúde de nosso Estado", foi dessa maneira que o administrador do Hospital Frei Clemente de Soledade, Adairto Forti, iniciou sua entrevista para a Rádio Cristal, na manhã desta sexta-feira, 06/05.

Conforme Adairto, nesta quarta-feira, 04/05, foi realizada uma reunião em Porto Alegre, com o secretário estadual da saúde, João Gabbardo, para pleitear junto ao mesmo a liberação dos repasses em atraso, devidos pelo Estado ao município soledadense, totalizando R$ 1,03 milhão.

Adairto foi transparente em informar que a folha de março, devida aos funcionários da casa de saúde, foi paga apenas 65%, o restante desta e a de abril não tem previsão para a sua quitação. "A situação é desesperadora", afirmou.

Em relação ao corpo clínico, a situação é um pouco mais difícil, pois os médicos não receberam seus salários de janeiro e fevereiro, vindo a receber apenas 70% referente ao salário de março.

Outra situação apontada por Adairto, diz respeito aos repasses das prefeituras, que tiveram aumento de recursos, no entanto não há pontualidade nos pagamentos.

Forti afirmou que a junção de todas estas situações tem gerado um caos nas instituições hospitalares de todo o Estado. “Estamos diante da pior crise vivida nos últimos 30 anos em questão de saúde pública e não há perspectiva de melhora”, lamentou.

No entanto nem tudo é notícia má, segundo o administrador, o secretário estadual da saúde, João Gabbardo, comprometeu-se em pagar, no período compreendido entre os dias 9 e 13/05, as parcelas devidas pelo governo federal. Se isso de fato acontecer, será possível, para a direção do Hospital Frei Clemente, quitar os salários em atraso referente aos 35% restantes de março e o de abril em sua integralidade.

Ouça a entrevista com Adairto Forti, na íntegra.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais