Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Hospital Frei Clemente vê casos de Covid-19 aumentarem em Soledade com UTI Covid lotada

por Marcus Vinicius Prates de Souza

Espaço Polêmica da Semana da Tua Rádio Cristal trouxe os temas para conhecimento da comunidade

Foto: Tua Rádio Cristal.

Como já de conhecimento, o número de casos de coronavírus em todo o Rio Grande do Sul, só tem aumentado nos últimos dias. Com isso, cresce a preocupação das lideranças da área da saúde em relação ao atendimento dos pacientes graves que necessitam de UTI, nos hospitais. Em Soledade, esta situação não é diferente, pois os seis leitos de UTI Covid estão lotados.

A informação foi repassada pelo presidente da casa de saúde soledadense, Carlos Alberto Rocha.

“Estamos com os nossos seis leitos ocupados, tínhamos mais quatro disponibilizados pelo governo do Estado, mas estes foram suspensos. Isso significa que estamos com 100% de lotação. Nestes seis leitos, três pacientes estão intubados, com ventilação mecânica, dois pacientes com ventilação não invasiva e um paciente com suporte simples de oxigênio”, salientou Rocha.

Ainda, o presidente destacou que sete pacientes se encontram em isolamento no hospital, o que significa que se alguma outra pessoa acometida por coronavírus necessitar da instituição de saúde, esta pode ficar impossibilitada de atender.

“Isso quer dizer que estamos no limite, no limite mesmo. Se eu precisar de UTI não tenho em Soledade, tem que ser transferido. Tivemos casos de médico, funcionário do hospital que teve de ser transferido, pois não tínhamos vaga aqui”, disse Beto.

Rocha disse que apesar da diminuição no número de pacientes isolados, o hospital tem atendido pessoas de todos os lugares do Estado. “Temos pacientes de Passo Fundo, Lagoa Santa, Sarandi, enfim. Além disso, temos 30 pedidos de baixa de todo o Rio Grande do Sul para a UTI daqui e não temos condições de atender. Então tomem cuidado, pois não é brincadeira, a situação é de risco de morte”.

Na oportunidade, Marina Piovesan, enfermeira coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Soledade, salientou a sua preocupação quanto ao aumento no número de casos confirmados. “Nós tivemos um aumento considerável neste mês de novembro, o qual nos surpreendeu. Tivemos 182 casos confirmados e isso se refletiu no hospital, com 19 internações”.

Marina comentou inclusive sobre o distanciamento controlado, em que em mais uma semana, no mapa preliminar, a classificação da região de Passo Fundo, a qual pertence Soledade, ainda continua na bandeira vermelha, contudo com alguns indicadores na preta.

“Temos quatro indicadores regionais e a região de Passo Fundo atingiu risco máximo, ou seja, para a bandeira preta em dois destes: o número de casos de Covid nos últimos sete dias e também o número de hospitalizações pela doença, a cada 100 mil habitantes”.

Somente de 27/11 a 04/12, de acordo com os dados do boletim epidemiológico fornecido pela Secretaria da Saúde de Soledade, foram 70 novos casos, sendo que conforme Marina desta sexta-feira, 04/12 a este sábado, 05/12, são mais 10 novos casos.

“Pedimos a todas as pessoas que mantenham as medidas preventivas, especialmente agora que o governo do Estado, implantou novos protocolos, em virtude do aumento significativo de casos. Evitem as aglomerações e o contato próximo, usem as máscaras, especialmente agora em que as festas de fim de ano se aproximam”, enfatizou Marina.

 

 

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais