Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Novembro Azul e a conscientização contra o câncer de próstata

Baixar Áudio por Leticia Nunes

Dia 17 de novembro é o Dia Mundial de Combate a doença

Maíra Batista da Silva, coordenadora das ações em saúde de Soledade.
Foto: Rodolfo Tatim/Tua Rádio Cristal.

No próximo dia 17, comemora-se o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata e como anualmente atividades que visam a prevenção desta doença, são desenvolvidas, a Secretaria de Saúde de Soledade também tem se envolvido.

Maira Batista da Silva, enfermeira coordenadora das ações em saúde de Soledade, destaca que, o público masculino também deve focar na prevenção desta doença.

“Pedimos para os homens procurarem a unidade de saúde mais próxima a fim de realizar sua avaliação médica, principalmente os que possuem histórico na família, ou até mesmo os com mais de 45 anos, em que o médico já solicita o PSA e caso haja alguma alteração, já ocorre o encaminhamento para o urologista”, salienta.

Ainda de acordo com a enfermeira, o homem teria uma maior retração de procurar atendimento médico do que as mulheres, por isso alerta.

“A gente sempre procura conscientizar o público masculino e facilitamos o atendimento, com a disponibilidade de atestado médico em caso de necessidade trabalhista e mais uma vez solicitamos que os homens não deixem por último, as questões ligadas a saúde”, afirma Maíra.

SAIBA MAIS

Prevenção - A próstata é uma glândula que produz cerca de 70% do sêmen, e representa um papel fundamental na fertilidade masculina. Uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco do câncer.

Especialistas recomendam pelo menos 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.

Os sintomas mais comuns do tumor são a dificuldade de urinar, frequência urinária alterada ou diminuição da força do jato da urina, dentre outros. Quem tem histórico familiar da doença deve avisar o médico, que indicará os exames necessários.

Exames - O toque retal é o teste mais utilizado e eficaz quando aliado ao exame de sangue PSA (antígeno prostático específico, na sigla em inglês), que pode identificar o aumento de uma proteína produzida pela próstata, o que seria um indício da doença. Para um diagnóstico final, é necessário analisar parte do tecido da glândula, obtida pela biópsia da próstata.

A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que todos os homens com 45 anos ou mais façam um exame de próstata anualmente, o que compreende o toque retal feito e o PSA.

Segundo especialistas, o toque retal é considerado indispensável e não pode ser substituído pelo exame de sangue ou por qualquer outro exame, como o ultrassom, por exemplo.

Tratamento - Caso a doença seja comprovada, o médico pode indicar radioterapia, cirurgia ou até tratamento hormonal. Para doença metastática (quando o tumor original já se espalhou para outras partes do corpo), o tratamento escolhido é a terapia hormonal. A escolha do tratamento mais adequado deve ser individualizada e definida após médico e paciente discutirem os riscos e benefícios de cada um.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais