Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Lagoa Vermelha prepara campanha de vacinação contra o HPV

por Ivan Sgarabotto

Meninas de 9 à 11 anos deverão ser vacinadas

Enfermeira Fernanda Dalcasteli
Foto: Luciano Andrade

O Ministério da Saúde anunciou a incorporação da vacina contra o vírus HPV a partir de 10 de março no calendário de vacinação de mais de 4 milhões meninas de 11 a 13 anos. O ministério enfatizou a importância da imunização para a prevenção do câncer de colo de útero e sobre a vacina, sinalizou que em 2015 será ofertada também para as adolescentes de 9 e 11 anos e abrangendo no total meninas de 9 a 13 anos. Lagoa Vermelha já está se organizando para essa vacinação.

O objetivo é vacinar 80% das meninas de 11 a 13 do Brasil com a campanha contra o Câncer de Colo do Útero, o terceiro que mais atinge as mulheres. Para isso a vacina estará disponível nos 36 mil postos de saúde e escolas da rede pública.

A vacina estará disponível nos postos da rede pública durante todo o ano, como parte da rotina de imunização. O Ministério da Saúde, no entanto, está incentivando as secretarias estaduais e municipais de saúde que promovam, em parceria com as secretarias de educação, a vacinação em escolas públicas e privadas.

A vacina contra HPV tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus. Hoje, é utilizada como estratégia de saúde pública em 51 países, por meio de programas nacionais de imunização. A sua segurança é reforçada pelo Conselho Consultivo Global sobre Segurança de Vacinas da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Saiba como a vacinação vai funcionar em Lagoa Vermelha. Ouça entrevista da enfermeira chefe da Secretaria Municipal de Saúde, Fernanda Dalcasteli:

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais