Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

SAMU comemora 9 anos de intensas atividades em prol da comunidade soledadense

Baixar Áudio por Marcus Vinicius Prates de Souza

Tudo teve início no dia 01/06/2011

Idealizado e pleiteado por Sérgio Pilatti, na época secretário municipal da saúde de Soledade, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) tornou-se realidade no distante ano de 2011, mais precisamente no dia 1º de junho.

Com a finalidade de melhorar o atendimento a população soledadense, o então secretário da saúde enviou projetos para os governos federal e estadual solicitando a criação do serviço na cidade, pleito que acabou sendo atendido. Passado algum tempo, foi enviada para Soledade uma ambulância, diante disto, Pilatti montou e qualificou a primeira equipe de profissionais do SAMU no município. Passados nove anos, três dos primeiros profissionais permanecem na equipe, Cláudio Boeno, Venilda Devitte e Luiz Henrique Bohrer.

Atualmente a equipe é formada por oito profissionais qualificados, sendo eles, Andressa Portela, enfermeira coordenadora do SAMU soledadense; Everson Moreira, técnico em enfermagem; Marilus dos Santos, técnica em enfermagem; Cláudio Boeno, condutor; Dilberto dos Santos, técnico em enfermagem; José Alvori, condutor; Luiz Henrique Bohrer, condutor e Venilda Devitte, técnica em enfermagem.

Nestes nove anos foi possível perceber grandes avanços e talvez o principal, foi a troca da base operacional que estava no Parque de Eventos Centenário para um local adequado e acessível para a população.

Andressa Portela, enfermeira coordenadora da equipe também destacou algumas conquistas, citando como exemplo a renovação da frota, quando receberam uma nova ambulância totalmente equipada, capacitação constante dos profissionais através de treinamentos, uma grande melhora no atendimento da regulação médica em Porto Alegre possibilitando uma maior agilidade nos atendimentos diários.

Com a troca da base os atendimentos do Samu tiveram um aumento substancial, passando de 60 para os atuais 100 atendimentos por mês. Em todos os atendimentos como acidentes de trânsito, agressões, metabólicos e respiratórios, os profissionais fazem uso de todos os equipamentos individuais de proteção (EPI’s) para que, em momento algum, se corra o risco de algum contagio ou contaminação, especialmente nesta época de coronavírus.

O quadro funcional do SAMU Soledade passará por uma pequena modificação, saíra um condutor e outro profissional o substituirá.

Lembre, se você precisar do SAMU, ligue 192, SAMU de Soledade salvando vidas.

Ouça a entrevista com Andressa Portela, enfermeira coordenadora do Samu soledadense, na íntegra, no player de áudio acima.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais