Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Mais de 30 animais morreram infectados pelo vírus da raiva no município de Salto do Jacuí

por Marcus Vinicius Prates de Souza

Um surto de raiva vem fazendo muitas vítimas na cidade de Salto do Jacuí, mais precisamente no interior do município.

Conforme relato do veterinário Vilson Hoffmeister Júnior, do Núcleo de Controle de Raiva em Herbívoros, mais de 30 animais, na maioria gado, morreram no interior de Salto do Jacuí infectados pela raiva.

Vilson relatou que no dia 23/12, houve um caso positivo e conclusivo em laboratório, o sangue foi coletado de animais da localidade do Assentamento Oriental em Salto do Jacuí.

O alerta aos criadores vem acontecendo há muito tempo, os mesmos sabem que o problema existe na região, portanto, devendo os mesmos ficar atentos e ao primeiro sinal, informarem ao órgão competente.

Existem duas possibilidades de combate: uma é a vacinação e a outra, passa necessariamente pela localização das furnas onde habitam os morcegos, o que trás uma grande dificuldade, a extensão de cada propriedade.  

Vilson salientou a importância de que o produtor vacine o seu animal para que haja a prevenção e, caso encontre locais onde o morcego vive, avise o Núcleo de Controle para que sejam tomadas as devidas providências.

O maior problema, no entanto, é que a doença só mostra seus sintomas em torno de 60 dias após a mordida do morcego, tempo necessário para a incubação do vírus.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais