Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Clínica-geral orienta quanto à prevenção do câncer colorretal

Baixar Áudio por Luiz Alberto Reis Neto

Mês de março foi dedicado à conscientização da segunda principal causa de morte relacionada ao câncer

Foto: Divulgação

O mês de março que já encerrou é caracterizado pela prevenção do câncer colorretal, entretanto, a prevenção deve ser contínua. O câncer colorretal (CCR) é a segunda principal causa de morte relacionada ao câncer no mundo. A maioria dos casos progride através da sequência adenoma-carcinoma, apresentando oportunidades para remover lesões precursoras e prevenir o câncer ou identifica-lo em seus estágios iniciais e curáveis.

De acordo com a clínica-geral, Dra. Taís Nicola Batista, a doença tem origem no intestino grosso, reto e ânus e a maioria se desenvolve a partir de um pólipo intestinal, podendo até dez anos se desenvolver e tornar-se um adenoma-carcinoma. “Quando falamos de fatores de risco, pensamos em homens com mais de 50 anos, com uma história familiar positiva, em parentes de primeiro grau, além de outros fatores como alimentação, sedentarismo, tabagismo, entre outros”, explicou.

Os principais sintomas do câncer colorretal podem ser assintomáticos, mas, podem ter algumas apresentações clínicas como alteração do hábito intestinal, sangue nas fezes, dor abdominal ao evacuar e anemia. “São alguns fatores que devem gerar alerta sobre as pessoas, necessitando assim, uma avaliação médica”, completou a clínica-geral.

O rastreio da doença é realizado a partir dos 45 anos, além de pacientes que já possuem algum caso de um familiar que foi diagnosticado com câncer. “Nesses casos, inicia-se o rastreio mais cedo e acompanha com exames com mais frequência”, ressaltou a Dra. Taís.

O tratamento varia conforme a lesão provocada pelo câncer colorretal, mas, na maioria dos casos, a cirurgia é mais recomendada, além de radioterapia. “Se o carcinoma estiver se alastrado para outras partes do organismo, o recomendado é fazer a cirurgia, seguida de radioterapia e imunoterapia”, afirmou a profissional.

Uma dieta rica em fibras, composta de alimentos como frutas, verduras, legumes, cereais integrais, grãos e sementes, além da prática de atividade física regular, previne o câncer colorretal. Aliado a isso, deve-se evitar o consumo de bebidas alcoólicas, de carnes processadas e de quantidades acima de 300 gramas de carne vermelha cozida por semana.

Texto: Betinho Reis/Tua Rádio Cristal

Foto: Arquivo Pessoal

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais