Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
19:00:00
A Voz Do Brasil
20:00:00
 
 

Como ficam os testes tradicionais com a chegada do autoteste da Covid-19?

Mariana França/Assessora de Imprensa

Especialista explica o que muda com essa solução e quais as outras opções de testes para identificação da Covid-19

Foto: Fonte: CNN Brasil

Na semana passada, a Anvisa aprovou a liberação dos chamados autotestes para COVID-19.

Apesar de a utilização de autotestes vir em um momento de alta demanda de buscar por testes para identificação do coronavírus, uma vez que, segundo as informações divulgadas pela Associação Brasileira de Farmácias e Drogarias (ABRAFARMA), que apontou crescimento de 44% em um intervalo de duas semanas, ainda existem algumas dúvidas sobre como os dados gerados a partir desta ação serão reportados para controle epidemiológico e, além disso, preocupa o fato de a medida não ser atrelada a uma estratégia de testagem ampla da população.

 

Neste momento, é importante lembrarmos que além da novidade do autoteste, já existem outras duas opções para detecção do vírus, que já são utilizadas desde do início da pandemia: o RT-PCR (sigla em inglês que quer dizer Transcrição Reversa seguida de reação em Cadeia da Polimerase) e o Teste de Antígeno, ambos são fortemente indicados para identificação.

 

Autoteste

O autoteste para Covid-19 é um exame de antígeno realizado pela própria pessoa em sua casa por meio da coleta do material no nariz com cotonete ou por saliva. A rapidez do resultado pode ser explicada pelo mecanismo utilizado pelo teste para identificar ou não a presença do vírus nas amostras.

“A chegada do autoteste e essa é uma boa notícia no que tange seu estímulo a uma cultura de testagem espontânea mais frequente na população.

Porém, seria muito importante que todo o portfólio de testes disponíveis fosse devidamente posicionado dentro de um plano de testagem ampla da população, preferencialmente coordenado com a vasta rede de laboratórios públicos e privados do país, e que leve em conta as características técnicas dos diferentes testes disponíveis para as pessoas sintomáticas e assintomáticas.

Ainda é tempo de assumir o controle da pandemia no Brasil, com os vários exemplos bem sucedidos ao redor do mundo, sabemos que é possível”, comenta Eduardo Razza, Doutor em Biotecnologia e Farmacologia e Gerente de Desenvolvimento de Mercado da Thermo Fisher Scientific no Brasil.

 

RT-PCR

O RT-PCR consiste em um método laboratorial de diagnóstico molecular, ou seja, que detecta a presença do material genético do vírus. A amostra utilizada é obtida da mucosa das vias respiratórias. Ele é considerado o método padrão ouro, ou seja, o melhor e mais indicado para diagnóstico da COVID-19 e suas variantes, podendo detectar o vírus nos primeiros dias após o indivíduo o contrair, mesmo sem apresentar sintomas. Os testes RT-PCR apresentam sensibilidade maior que 95% e especificidade maior que 99%, sendo que o resultado pode sair em três horas, a partir do início da análise da amostra.

Este tipo de teste é ideal quando:

  • São necessários resultados precisos e com alta confiabilidade.
  • Para a testagem diagnóstica e de vigilância da população.
  • Em casos de pessoas assintomáticas.
  • Caso o paciente apresente sintomas e um resultado negativo do Ag-RDT. Nesta situação, recomenda-se que se faça um teste de RT-PCR para confirmar.

 

Teste de antígeno  ou Ag-RDT

Os testes de antígeno ou Ag-RDTs detectam a presença do antígeno viral e deve ser utilizado na fase inicial ou ativa da doença. Isto é, deve ser feito no momento que aparecem os primeiros sintomas, preferencialmente entre o 3º e o 6º dia após a exposição ao vírus.

Este tipo de teste é considerado útil quando:

  • São necessários conveniência e velocidade para determinar rapidamente se uma pessoa pode estar com o vírus.
  • Para os contextos de testagem no local de atendimento e triagem de grupos de alto risco, sendo não recomendado para populações assintomáticas.
  • Ideal para alcançar regiões mais distantes, de difícil acesso a uma rede de laboratórios.

 

A Thermo Fisher Scientific desenvolveu o kit multiplex de PCR em tempo real TaqPath COVID-19 RT-PCR CE-IVD descrito nos principais protocolos mundiais para detecção da COVID-19 e que também possui registro na Anvisa. Além dos testes TaqPath COVID-19 originais, a Thermo Fisher desenvolveu os testes TaqPath COVID-19 2.0 com um design de ensaio avançado para compensar as mutações emergentes. Os ensaios TaqPath COVID-19 2.0 detectam a presença de SARS-CoV-2 utilizando oito genes alvos nas regiões orf1a/b e N do vírus. Como solução complementar, a Thermo Fisher também lançou seu Painel de Mutações TaqMan SARS-CoV-2, capaz de identificar todas as variantes de preocupação reportadas até o momento pela OMS.

Antes da pandemia, a empresa produzia 100 mil kits de testes, por semana, e agora tem capacidade para fazer 15 milhões no mesmo período. Para o Brasil, a Thermo Fisher tem disponível 3 milhões de testes, semanalmente, podendo aumentar a capacidade, dependendo da demanda dos laboratórios e órgãos de saúde.

 

FONTE: Mariana França/Assessora de Imprensa

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais