Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Comunicação e Misericórdia: um encontro fecundo

por José Theodoro

Este é o tema do 50º Dia Mundial das Comunicações Sociais, que é celebrado em 8 de maio

Papa Francisco faz Selfie com jovens
Foto: Divulgação

O programa Razões da Fé deste domingo fala sobre o 50° Dia Mundial das Comunicações Sociais, que é celebrado no domingo 8 de maio, com o tema: “Comunicação e Misericórdia: um encontro fecundo”. O programa vai ao ar às 22h na RedeSul de Rádio, São Francisco de Caxias do Sul, Fátima de Vacaria, Cacique de Lagoa Vermelha, Alvorada de Marau, Veranense de Veranópolis, Garibaldi de Garibaldi, Maristela de Torres, Sarandi de Sarandi, Cristal de Soledade, Rosário de Serafina Corrêa, Aurora de Guaporé, Cultura de Campos Novos. Transmitem também esse programa a rádio Miriam de Farroupilha e Webradio Migrantes.

Participam do programa os convidados, Moises Sbardelotto – doutor em  Ciências da Comunicação, tem experiência na área de Comunicação, com ênfase na interface mídia e religião. Marcelino Dezen – jornalista e responsável pela editoria de Igreja no Correio Riograndense. Irmã Helena Corazza – doutora em Ciências da Comunicação e pesquisadora na área de Comunicação e Educação, Rádio e Relações de Gênero e  presidente da Associação Católica de Comunicação - Signis Brasil. Jacob Hoffmann – mestrado em Ciências da Comunicação e  diretor-geral do Centro de Teledifusão da Universidade de Caxias do Sul.

Texto para reflexão

A comunicação é algo inerente às atividades humanas, tendo sido instrumentalmente praticada desde os tempos mais remotos, sendo anterior até mesmo ao desenvolvimento da escrita. Com o tempo, as sociedades que se constituíram foram, gradativamente, construindo e aperfeiçoando diferentes métodos que envolviam a emissão e recepção de mensagens, estabelecendo a comunicação entre os mais diversos lugares.

Neste  ano, a mensagem do Papa Francisco para o 50° Dia Mundial das Comunicações Sociais, que celebramos no domingo 8 de maio, com tema: «Comunicação e Misericórdia: um encontro fecundo». O texto escrito pelo Papa Francisco está em sintonia com o Jubileu Extraordinário da Misericórdia, que celebramos neste ano de 2016.  De acordo com o Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, a data quer ser ocasião para refletir sobre as “sinergias profundas entre comunicação e misericórdia”.

O Papa explica que “o Ano Santo da Misericórdia” meditará a relação entre a comunicação e a misericórdia. “Com efeito a Igreja unida a Cristo, encarnação viva de Deus Misericordioso, é chamada a viver a misericórdia como traço característico de todo o seu ser e agir”, escreveu Francisco. 

Na mensagem, o Papa recorda para o uso correto das redes sociais para a promoção do bem comum. “As redes sociais são capazes de favorecer as relações e promover o bem da sociedade, mas podem também levar a uma maior polarização e divisão entre as pessoas e os grupos”, disse. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais