Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Advento, tempo de alegria e esperança

por José Theodoro

programa razões da Fé deste domingo faz uma reflexão sobre o tema

Foto: Divulgação

A palavra Advento tem origem no antigo latim, idioma utilizado pela Igreja Católica até o Concílio Vaticano II, e provém de “adventum”, cujo significado é vinda, chegada, referindo-se a de suas celebrações. Na Igreja Católica, o advento se refere às quatro semanas que antecedem o Natal, um período litúrgico que celebra a vinda de Jesus Cristo, considerando sempre em primeiro lugar seu nascimento em Belém da Judéia e, de acordo com as profecias bíblicas, evocando seu retorno no Dia do Juízo Final.

As quatro semanas do Advento celebram a purificação do corpo e do espírito, preparando para a chegada do Divino Mestre, e mantém um caráter penitencial, utilizando o roxo nos paramentos utilizados durante as celebrações, lembrando que é o tempo adentrar o novo ano litúrgico, marcado pelo primeiro domingo do Advento.

Mesmo sendo considerado um período de penitência e limpeza espiritual, o Advento deve ser sempre um período de júbilo e alegria para os cristãos, já que alimenta a esperança da volta do Messias através da celebração de seu nascimento.

O período do Advento, dentro da liturgia católica, tem início no domingo logo após o dia 30 de novembro e tem o seu encerramento na véspera do Natal, 24 de dezembro. De acordo com a tradição católica, o Advento simboliza a espera de Maria pelo nascimento de Jesus, anunciado pelo Anjo Gabriel em uma visão em que lhe dizia que estava para receber em seu ventre o Filho de Deus.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais