Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
18:00:00
Encontro Certo
19:00:00
 
 

Diocese de Caxias do Sul sedia 1º Encontro dos produtores de vinho para uso litúrgico

por José Theodoro

Objetivo é conceder uma certificação nas embalagens e rótulos das garrafas dos vinhos canônicos

Aconteceu na manhã desta terça-feira, dia 28, no Centro Diocesano de Formação Pastoral, em Caxias do Sul-RS, o 1º Encontro dos produtores de vinho para uso litúrgico, promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O evento, que reuniu representes de vinícolas de várias regiões do país, contou com a presença do Secretário Geral da CNBB, Dom Leonardo Steiner, do assessor da Comissão litúrgica, frei Faustino Paludo, do bispo diocesano Dom Alessandro Ruffinoni e do Vigário-geral padre Izidoro Bigolin.

 De acordo com Dom Leonardo, a intenção da CNBB é conceder uma certificação (selo) nas embalagens e rótulos das garrafas dos vinhos canônicos, que estão de acordo com as especificações técnicas e orientações da Igreja. “Um vinho de baixa qualidade não é digno de ser transformado no sangue do Senhor. Deve-se observar a ação litúrgica daqueles que se reúnem para celebrar a sua fé, por isso, a qualidade do vinho canônico deve ser observada”, destacou.

Frei Faustino Paludo falouu sobre a importância do vinho para a celebração Eucarística e seu sentido bíblico.  O enólogo Firmino Splendor apresentou as práticas e características analíticas do vinho para uso litúrgico. Ressaltou a importância de que as empresas observem a legislação do Ministério da Agricultura, bem como as orientações presentes no Código de Direito Canônico, no que tange a produção deste vinho.

O próximo encontro está previsto para acontecer no dia 04 de novembro, no Centro Diocesano de Pastoral, em Caxias do Sul-RS. (Fonte: Elton Marcelo Aristides).

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais