Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Milhares de fiéis participam da 43ª Romaria da Terra, em Mormaço

Baixar Áudio por Leticia Nunes

Evento ocorreu nesta terça-feira de Carnaval

A 43ª Romaria da Terra, ocorrida nesta terça-feira, 25/02, em Mormaço, foi cenário da fé, da religiosidade e da vontade de um povo que além de refletir o bem viver no campo e na cidade, tem agora a missão de sair da teoria para a prática.

Os milhares de fiéis, vieram das mais diversas dioceses do Rio Grande do Sul e saíram em romaria da comunidade de São João dos Prólos, após a reflexão sobre a importância de se preservar a terra e os vários líderes que deram o seu sangue a fim de reivindicar os seus direitos.

A procissão seguiu por 3 km, até o Parque Municipal de Eventos Wônio Koenig, onde no pavilhão, foi celebrada a missa, pelo Bispo da diocese de Cruz Alta, Dom Adelar Baruffi, que fez todo um resgate da Romaria da Terra e toda a sua homilia foi voltada ao tema desta edição.

Ao meio dia, como já é tradicional, os fiéis se reuniram para almoço de confraternização, onde cada um pôde compartilhar com os demais os alimentos trazidos ou comercializados no local. Como já é de praxe, não houve a venda de bebida alcoólica e nem refrigerante, pelo fato de que somente são aceitos os produtos naturais, também produzidos pelas agroindústrias familiares.

À tarde, houve a reflexão por meio das oficinas, dirigidas pelos sacerdotes e representantes da Comissão Pastoral da Terra (CPT), quanto ao olhar de cuidado para com a terra nos seus mais variados âmbitos. O momento também foi marcado, pela tomada de consciência quanto a vida na cidade. De que forma a estamos levando? De maneira saudável e com qualidade?

Frei Vilson Dallagnol, coordenador da Comissão Pastoral da Terra, é quem avalia o evento. “Pra nós, esta romaria foi algo muito bonito, pois vimos que o nosso chamamento foi atendido e mesmo a caminhada, a missa, as oficinas, demonstram que as expectativas vão além do número e sim de que este é um momento que ficou marcado pela partilha, convivência e reflexão”.

A atividade, contou ainda com a presença do músico Antônio Gringo que realizou a sua apresentação e foi encerrada com a missa de envio e a diocese de Santa Cruz do Sul deverá ser a sede da Romaria da Terra em 2021, que ocorrerá em 16/02, porém, o município ainda está em definição.

 

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais