Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Em clima das Santas Missões em Soledade, frei conta como é a vida itinerante de um Missionário

por Nayam Franco

Santas Missões serão realizadas em Soledade até o dia 9 de setembro

Vilmar contou sobre a vida de um frei missionário na Tua Rádio Cristal
Foto: Paulinho Paes/Tua Rádio Cristal

Soledade vive as Santas Missões dos Freis Capuchinhos desde o dia 9 de agosto e continuará com a programação até o dia 9 de setembro em todas as comunidades da Paróquia. Neste período, os freis missionários visitam diferentes pontos da cidade para estarem unidos em um reavivamento da fé.

O frei Vilmar José Dall'Agnol, missionário que já atuou em Soledade, contou nos microfones da Tua Rádio Cristal sobre como é a vida de um frei que fica de maneira itinerante percorrendo diferentes paróquias.

"É um grande prazer estar de volta. Em todos os momentos que passei pelo interior e pelas comunidades, o rádio sempre estava ligado e é bom estar aqui na Tua Rádio Cristal, sei que o pessoal sempre se preocupa quando a gente fala algo aqui, sempre está ouvindo atenta", lembrou o frei.

Vilmar contou que atuou na Paróquia Nossa Senhora da Soledade de agosto de 2008 até o fim de 2010. Em 2011, foi deslocado para a Paróquia Nossa Senhora da Fátima em Santa Maria e, a partir de 2012, ingressou na vida de Frei Missionário.

"Eu definiria a vida de um frei Missionário como: itinerante. Nós não temos paróquia, a nossa referência é Vacaria, mas a partir dali, nós estamos doze meses viajando, cumprindo a missão em diferentes paróquias, diferentes comunidades, em diferentes estados", afirmou o Frei Vilmar.

O frei contou como funciona também a participação do missionário diretamente na comunidade. "Você fica cinco dias no bairro. Mas é ali mesmo, nós dormimos, almoçamos, visitamos famílias, a gente só retorna para a paróquia quando termina a missão ali. O amparo, todo ele, está sendo muito bem dado pela comunidade. A acolhida da comunidade é muito boa", destacou.

Ele lembrou também que o frei missionário tem que estar pronto para assumir diferentes desafios. "O frei não pode estar de qualquer jeito, ele tem que estar disponível, tem que estar livre, solto e desapegado, pra viajar, pra trocar experiências e reavivar o sentimento de fé", declarou.

As celebrações acontecem até o dia 9 de setembro com as Santas Missões sendo realizadas em diferentes paróquias de Soledade. Frei Vilmar lembrou que nelas são trabalhadas, após a missa de abertura, os valores sobre o significado da pessoa humana, da igreja, da família, Deus, Jesus Cristo. "É um período de reavivamento", finalizou.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais