Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
 
 

O Migrante no contexto da vida, da ecologia e da solidariedade

por José Theodoro

Este é o tema do programa Razões da Fé deste domingo na RedeSul de Rádio

Imigração, uma realidade mundial que avança rapidamente
Foto: Divulgação

O Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM) realiza de 12 a 19 de junho de 2016 a 31ª Semana Nacional do Migrante. Todos os anos, no mês de junho, em todo o Brasil, o SPM promove essa semana retomando e aprofundando, o tema da Campanha da Fraternidade da CNBB, na ótica das migrações. Neste ano, a partir das sugestões recebidas, o tema trabalhado será “Migração e Ecologia” e o Lema: “O Grito que vem da Terra”. As ações da 31º Semana do Migrante acontecem em âmbito nacional com iniciativas nos regionais da CNBB e dioceses.

O programa Razões da Fé, faz uma reflexão sobre esse tema abordando o migrante no contexto da vida, ecologia e solidariedade. Foram convidados: irmã Maria do Carmo Gonçalves, coordenadora do Centro de Atendimento ao Migrante, religiosa scalabriniana e doutoranda em Ciências; vereadora Denise Pessoa – especialista em políticas públicas e integrante da Comissão dos Direitos Humanos da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul e padre João Cimadon – coordenador do Setor de Migração do Regional Sul 3 – da CNBB e mestre em Moral Social.

O programa vai ao ar às 22h na RedeSul de rádio, São Francisco de Caxias do Sul, Fátima de Vacaria, Cacique de Lagoa Vermelha, Alvorada de Marau, Veranense de Veranópolis, Garibaldi de Garibaldi, Maristela de Torres, Sarandi de Sarandi, Cristal de Soledade, Rosário de Serafina Corrêa, Aurora de Guaporé, Cultura de Campos Novos. Transmitem também esse programa a rádio Miriam de Farroupilha e Webradio Migrantes.

Texto para Reflexão

Para Dom José Ferreira Salles, presidente do Serviço Pastoral do Migrante, em seu documento de apresentação da 31ª Semana do Migrante sugere que nesse período seja possível o resgate da vida no planeta.

“Neste ano extraordinário da Misericórdia, vivamos a verdadeira compaixão pelo sofrimento de todos que conosco convivem na casa comum e manifestemos em atitudes concretas de solidariedade o resgate da vida do Planeta”, escreveu.

No contexto da crise da economia globalizada, constata-se o aumento dos fluxos migratórios em todas as partes do mundo. A grande maioria dos que fogem da pobreza e da violência são jovens, mas vem crescendo o número de mulheres e crianças não acompanhadas. Os deslocamentos humanos de massa tornam-se cada vez mais intensos, mais complexos e mais diversificados. Novos grupos, povos e nações passam a fazer parte do xadrez desse vaivém. Hoje é difícil encontrar um país que não esteja envolvido no fenômeno migratório, seja como pais de origem, de destino ou de passagem – quando não as três coisas ao mesmo tempo. Contam-se aos milhares os que passam por tais casas e centros de migrantes.

Constata-se ainda, um crescimento do medo e do rechaço ao imigrante, ao outro e ao estrangeiro, seja por parte dos governos e da opinião pública, seja por alguns setores da sociedade. Contribui muito para isso a confusão, por parte da mídia, no tratamento às vezes indiscriminado dos temas sobre migração, terrorismo, tráfico de pessoas e exploração sexual e trabalhista em nível internacional. No limite, tal divulgação distorcida faz recrudescer atitudes de preconceito, discriminação, xenofobia e até perseguição – o que leva à construção de novos muros e leis restritivas ao direito de ir e vir.

Como forma de tratar essa questão a partir do respeito e dignidade ao ser humano, seja ele de onde vem, criam-se formas e práticas de acolhida e orientação. Vários serviços são prestados nessas casas e centros, destacando-se a hospedagem temporária e alimentação, a ajuda no processo de regularização dos documentos, a assistência social e psicológica, aprendizado da língua do país de chegada, oportunidades de profissionalização, busca de emprego e moradia, entre outros.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais