Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Via Sacra é celebrada na Paróquia Nossa Senhora da Soledade

por Marcus Vinicius Prates de Souza

Fiéis puderam acompanhar a celebração através da Tua Rádio Cristal

Celebração foi realizada com restrições
Foto: Paulinho Paes/Tua Rádio Cristal

De uma maneira nem um pouco convencional, em virtude da pandemia do coronavírus e seguindo as orientações das autoridades de saúde e da Diocese de Cruz Alta, a Paróquia Nossa Senhora da Soledade realizou na manhã desta sexta-feira, 10/04, sua tradicional Via Sacra.

O evento religioso, uma das devoções mais populares que resistiram aos tempos, ocorreu no interior da Igreja Matriz de Soledade, onde o pároco frei Alcides Cantídio Soares, acompanhado de alguns diáconos da congregação, celebraram e ministraram todas as estações da Via Sacra, que puderam ser acompanhadas pelos fiéis, em suas casas, através da Tua Rádio Cristal FM 100.5 que transmitiu a cerimônia na sua integralidade.

Pela página facebook.com/paroquianossasenhoradasoledade.rs foi possível a todos acompanhar a celebração em imagens transmitidas ao vivo.

As meditações da Via Sacra foram baseadas nas tradicionais 14 estações ou etapas em que se apresentam as cenas da Paixão de Cristo a serem meditadas pelos seus seguidores e devotos, que foram convidados a entrar, virtualmente, em seus lares, na caminhada proposta pela celebração de frei Alcides. As estações celebradas foram as seguintes:

1ª Estação: Jesus é condenado à morte.

2ª Estação: Jesus carrega a cruz às costas.

3ª Estação: Jesus cai pela primeira vez.

4ª Estação: Jesus encontra a Sua Mãe.

5ª Estação: Simão de Cirene ajuda Jesus.

6ª Estação: Verônica limpa a face de Jesus.

7ª Estação: Jesus cai pela segunda vez.

8ª Estação: Jesus encontra as mulheres de Jerusalém.

9ª Estação: Jesus cai pela terceira vez.

10ª Estação: Jesus é despojado de Suas vestes.

11ª Estação: Jesus é pregado na cruz.

12ª Estação: Jesus morre na cruz.

13ª Estação: Jesus é descido da cruz.

14ª Estação: Jesus é sepultado.

Conforme os estudiosos, o trajeto da Via Sacra, em Jerusalém, foi marcado por 14 pontos. Nem todos eles são muito claros ou oferecem paradas para oração. No total são 600 metros de percurso entre a primeira e última estação, sempre pela rua de nome Via Dolorosa ou Caminho Doloroso. O trajeto total só pode ser percorrido a pé.

Ao final da celebração e da encenação, frei Alcides pediu pela vida dos profissionais da área da saúde em Soledade que lutam para manter a vida dos outros neste momento tão preocupante.

Frei Alcides citou ainda o tema da Campanha da Fraternidade de 2020, “Fraternidade e vida, dom e compromisso” e convocou a todos os fiéis para que exerçam sua caridade para com os seus semelhantes.

A celebração do sábado de aleluia, conforme frei Alcides, ocorrerá internamente na capelinha junto à casa canônica, apenas com a presença dos freis que lá residem. Porém, no Domingo de Ramos, às 09h, a missa será transmitida pela Tua Rádio Cristal.

 

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais