Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Desafios pastorais para uma igreja em saída

por José Theodoro

Tema propôe uma reflexão para uma atitude de saída e não de espera

Papa Francisco pede uma igreja que caminhe
Foto: Divulgação

O Programa Razões da Fé deste domingo fala sobre os desafios pastorais para uma igreja em saída. Para ajudar nessa reflexão foram convidados, frei Luiz Carlos Susin, doutor em teologia pela Pontifício Universidade Gregoriana de Roma e professor da PUC-Rs e da Escola de Teologia e Espiritualidade Franciscana (Estef), Maria da Luz Fernandes, jornalista e mestre em  Marketing e Assessoria de Imprensa, Moisés Sbardelotto, mestre e doutor em Ciência da Comunicação, pela Universidade Vale dos Sinos (Unisinos) e irmã Apolônia Sulenta, religiosa da Congregação das Irmãs de São José, e atua com educação para a terceira idade, reinventando a vida.

O programa vai ao ar às 22h na RedeSul de rádio, São Francisco de Caxias do Sul, Fátima de Vacaria, Cacique de Lagoa Vermelha, Alvorada de Marau, Veranense de Veranópolis, Garibaldi de Garibaldi, Maristela de Torres, Sarandi de Sarandi, Cristal de Soledade, Rosário de Serafina Corrêa, Aurora de Guaporé, Cultura de Campos Novos. Transmitem também esse programa a rádio Miriam de Farroupilha e Webradio Migrantes.

Texto para reflexão

A alegria do Evangelho, o papa Francisco tem desafiado a igreja a se colocar na atitude  de saída e não de espera. Na exortação Apostólica Evangelli Gaudium, Francisco diz que “fiel ao modelo do mestre é vital que hoje, a igreja saia para anunciar o evangelho a todos, em todos os lugares e em todas as ocasiões, sem demora, sem repugnância e também sem medo. A alegria do Evangelho é para todo o povo, não de pode excluir ninguém...”

Em sua mensagem  para o Dia Mundial das Missões de 2014, o papa Francsico parte da constatação de que, ainda hoje, há muitas pessoas que não conhecem Jesus Cristo. Por isso, a missão “ad gentes” faz-se tão urgente e a Igreja, que nasceu “em saída”, chama todos os seus membros a participar, lembrando que o Dia Mundial das Missões “é um momento privilegiado para os fiéis dos vários Continentes se empenharem, com a oração e gestos concretos de solidariedade, no apoio às igrejas jovens dos territórios de missão”.

O papa, para explicar a igreja de Jesus e dos discípulos missionários, destaca alguns aspectos do Evangelho de São Lucas (Lc 10,21-23). “Narra o evangelista, diz o papa, que o Senhor enviou, dois a dois, os setenta e dois discípulos para anunciar, nas cidades e aldeias, que o Reino de Deus estava próximo, preparando assim as pessoas para o encontro com Jesus. Cumprida esta missão de anúncio, os discípulos regressaram cheios de alegria: a alegria é um traço dominante da primeira e inesquecível experiência missionária”.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais