Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Dia do padre abre primeira semana do mês vocacional

por José Theodoro

Data foi celebrada no dia 04 de agosto. Programa Razões da Fé, aborda a missão do sacerdote

Foto: Divulgação

Na última quinta-feira, dia 04, foi celebrado o Dia do Padre, dentro do mês vocacional, o primeiro domingo de agosto abre a semana da Vocação Sacerdotal. Foram convidados, o padre Raimundo Pauletti – da Congregação dos Josefinos de Murialdo e professor, Mateus Bodori – Diácono da Diocese de Caxias do Sul e padre e professor Paulo César Nodari.

O programa vai ao ar às 22h na RedeSul de rádio, São Francisco de Caxias do Sul, Fátima de Vacaria, Cacique de Lagoa Vermelha, Alvorada de Marau, Veranense de Veranópolis, Garibaldi de Garibaldi, Maristela de Torres, Sarandi de Sarandi, Cristal de Soledade, Rosário de Serafina Corrêa, Aurora de Guaporé, Cultura de Campos Novos. Transmitem também esse programa a rádio Miriam de Farroupilha e Webradio Migrantes.

Texto para reflexão

Neste domingo, iniciamos, dentro do mês vocacional, a semana da vocação sacerdotal. “ Vocês são o sal da terra. Ora, se o sal perde o gosto, com que poderemos salgá-lo? Não serve para mais nada; serve só para ser jogado para ser pisado pelos homens. Vocês são a luz do mundo. Não pode ficar escondida uma cidade construída sobre um monte. Ninguém acende uma lâmpada para colocá-la no candieeiro, onde ela brilha para todos os que a luz de vocês brilhe diabte dos homens, para que eles vejam as boas obras que vocês fazem, e louvem o Pai de vocês que está no céu”. (Mt, 5:13)

O padre é alguém escolhido por Deus, dentro de uma comunidade, no seio de uma família, para ser o continuador da obra salvadora de Jesus. Ele assume a missão de construir a comunidade. Por graça e vocação, o padre age em nome de Jesus: ele perdoa os pecados, ele reconcilia seus irmãos com Deus e entre si; ele trás a bênção de Deus para todos. O padre é aquele que celebra a vida de Deus na vida da comunidade. Na Celebração Eucarística, ele trás Jesus para as comunidades. A Eucaristia é a razão primeira do sacerdócio.

O padre alimenta seus fiéis por esse sacramento, pela sua pregação e pelo seu testemunho. Padre é o modelo por excelência de Jesus Cristo, o bom Pastor. Por esse motivo ele deve ser como o Cristo Pastor. O Padre deve ser o pastor atencioso de seu rebanho. Deve guiar por bons caminhos, orientando nas dificuldades e prevenindo quando necessário. Padre é o homem de Deus que deve estar no meio do povo: nas Paróquias, nas Pastorais, nos Seminários, nos Hospitais, nas Escolas e Faculdades, nos Meios de Comunicação Social, nas Comunidades Inseridas e entre os mais pobres e marginalizados... É um sinal de que o Reino de Deus existe entre nós.

As vocações nascem na família que reza unida; nos grupos de catequese, de adolescentes, de coroinhas ou acólitos; nos grupos de jovens, grupos missionários, grupos de vivência da fé; nas paróquias e comunidades eclesiais, onde o Padre deve ser o maior incentivador das vocações.

O padre ao longo da história, foi formado, na maioria das vezes, dentro de um Seminário, onde lá recebe a formação espiritual para tal e é orientado a conviver junto a sua comunidade, na fé, testemunho e socialmente. Hoje grande parte dos seminários e conventos, estão com suas portas fechadas para a formação de novos padres e religiosos, mas as portas das igrejas e paróquias continuam abertas. Deus continua chamando, pois a messe é grande, muitos são convidados e poucos são os escolhidos. Deus sabe a medida certa para preencher seu grupo seleto de pastores (Sal da Terra e Luz do mundo), para que a mensagem seja levada até os confins da terra.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais