Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
 
 

Equipe pré-capitular já prepara o XXV Capítulo Provincial

por Carolina Grotto Giongo

Entre os dias 28 de agosto e 1º de setembro, em Vila Flores/RS acontecerá o XXV Capítulo Provincial dos Franciscanos Capuchinhos do Rio Grande do Sul

Foto: Divulgação

Entre os dias 28 de agosto e 1º de setembro, em Vila Flores/RS acontecerá o XXV Capítulo Provincial dos Franciscanos Capuchinhos do Rio Grande do Sul. O Capítulo Provincial é realizado a cada três anos e o seu principal objetivo é analisar e avaliar o que os frades realizaram durante o triênio e projetar o futuro.

Ele é considerado um tempo muito importante e significativo, porque todos os freis são representados, ouvidos e pensam juntos nos novos projetos, diretrizes, perspectivas e horizontes. É a ocasião de pensar as ações que os frades se dedicarão nos próximos anos, além do fortalecimento do carisma e da vocação.

Para que o Capítulo aconteça e seja dinamizado, é formada a equipe pré-capitular, eleita sempre na Assembleia Pré-capitular, mas o que é esta equipe e o que ela faz? Abaixo algumas perguntas e respostas para compreender melhor o trabalho e a missão que os frades têm para preparar esta atividade.

 

O QUE É A EQUIPE PRÉ-CAPITULAR E QUAL É A SUA FUNÇÃO?

A equipe pré-capitular é eleita na Assembleia Pré-capitular, a qual dá abertura ao ano capitular, que tem como grande evento e momento da província o Capítulo. Neste ano aconteceu em fevereiro em Vila Flores. A função da equipe é preparar e sistematizar todo o material para o capítulo, na qual se utiliza uma metodologia participativa.

São encaminhados os projetos futuros onde os frades são convidados a colaborarem e enviarem opiniões e sugestões. Logo após esta equipe reúne as respostas de todas as fraternidades e os projetos voltam a serem discutidos nas fraternidades. Na etapa seguinte os projetos são sistematizados e enviados para apreciação e deliberação do Capítulo Provincial.

 

QUAIS FREIS FAZEM PARTE DA EQUIPE E QUANDO FORAM ELEITOS?

Os freis eleitos foram, Álvaro Morés, Daison Fermino de Sá, Doraci AntônioTartari, Laércio Duminelli da Luz e Vandrigo Zacchi. A eleição aconteceu na Assembleia Pré-Capitular, onde os frades de votos perpétuos escolheram por meio de votação os freis que iriam compor a equipe.

 

QUAL É A ATUAÇÃO DA EQUIPE PRÉ-CAPITULAR ANTES E DURANTE O CAPÍTULO PROVINCIAL?

A atuação consiste na preparação do Capítulo, naquilo que envolve as fraternidades, secretariados e equipes, bem como na organização da eleição que elege os frades que participarão do Capítulo conforme as Constituições da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos.

Já no Capítulo esta equipe é responsável junto com o Governo Provincial (Ministro Provincial e os Conselheiros) de organizar o cronograma das atividades, a pauta, a ordem a ser apresentado cada elemento e também o relatório do XXV Capítulo Provincial.

 

COMO ESTÃO OS PREPARATIVOS PARA O XXV CAPÍTULO PROVINCIAL?

Foram finalizadas todas as etapas preparatórias, de envio, discussão e sistematização dos projetos. Até o momento aconteceram cinco reuniões e agora é só aguardar a realização do Capítulo. Durante esse período são realizados encaminhamentos de rotina para que este momento seja um tempo de graça e missão.

Conhecendo assim a equipe pré-capitular e a sua função, pedimos as orações da comunidade para que tenhamos um bonito Capítulo Provincial, um tempo de sonhar os próximos passos e projetos para a missão dos Franciscanos Capuchinhos do Rio Grande do Sul.

Fonte: Assessoria de Mídias do RS

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais