Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Espiritualidade franciscana moldura um mundo mais cristão e fraterno

por José Theodoro

Dia 04 de outubro comemora-se o dia de São Francisco de Assis, o Santo do nosso tempo

Foto: Divulgação

Neste domingo, 04 de outubro, celebra-se o dia de São Francisco de Assis. O programa Razões da Fé, aborda a Espiritualidade Franciscana. Foram convidados para fazer essa reflexão, Frei Francisco Lopes Neto, Frade Capuchinhos Mestre e Doutor em Teologia da Comunicação e Frei Edson Mathias, Frade Capuchinhos e Mestre em Ciências da Religião.

O programa vai ao ar às 22h na RedeSul de Rádio, São Francisco de Caxias do Sul, Fátima de Vacaria, Cacique de Lagoa Vermelha, Alvorada de Marau, Veranense de Veranópolis, Garibaldi de Garibaldi, Maristela de Torres, Sarandi de Sarandi, Cristal de Soledade, Rosário de Serafina Corrêa, Aurora de Guaporé, Cultura de Campos Novos. Transmitem também esse programa a rádio Miriam de Farroupilha e Webradio Migrantes.

Reflexão

Hoje comemoramos no dia de São Francisco de Assis, o Santo do nosso tempo. E falar em São Francisco de Assis, não se pode somente falar da figura humana que ele foi, mas o legado de sua espiritualidade, que depois de mil anos de seu nascimento a suas propostas continua atual, a ponto de o Papa Bergoglio adotou o seu nome.

A espiritualidade cristã constitui o horizonte mais amplo em que se emoldura a espiritualidade franciscana. Pode-se dizer que espiritualidade franciscana é uma maneira original de viver a espiritualidade cristã, um modo específico de pensar, de viver e de colocar em prática o Evangelho de Jesus Cristo. Uma forma de situar-se no mundo, diante de Deus e dos homens, uma forma de relacionar-se com toda a realidade: pessoas, coisas, Deus.

Quando se fala de espiritualidade franciscana, está-se falando da espiritualidade de um grupo que busca partilhar, entre si e com a sociedade em que vive, o seu modo de viver que teve seu início com Francisco de Assis. É praticamente impossível compreender a espiritualidade franciscana, se não soubermos pelo menos um pouco sobre Francisco de Assis. Isso porque ele encarnou tão profundamente a espiritualidade do Evangelho em sua existência que se torna impossível falar da espiritualidade franciscana sem falar da existência de Francisco. Espiritualidade e existência identificam-se em Francisco.

 

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais