Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Subsídios exegéticos para o 32º. Domingo do Tempo Comum

por João Carlos Romanini

Ano A - domingo 8 novembro 2020

Foto: Divulgação

32º. Domingo do Tempo Comum

Evangelho: Mt 25,1-13

Primeira Leitura: Sb 6,12-16

Segunda Leitura: 1Ts 4,13-18

Salmo:  62,2-8 (R.2b)

 

Evangelho

Para entendemos a perícope de hoje é necessário situá-la entre as parábolas do mordomo (24,45-51) e dos talentos (25,14-30).

As três parábolas que percorrem o texto de Mt 24,45 a Mt 25,30 são estreitamente articuladas a partir de uma abordagem temática e lexical.  A primeira (24,45ss.) é aquela do servo “fiel” (pistós) e “prudente” (phrónimos). Estes dois adjetivos formam as duas coordenadas da vigilância messiânica, segundo Mateus.

A segunda parábola, a das virgens, aprofunda o aspecto da “prudência”. A terceira, a dos talentos, põe o acento sobre a “fidelidade”.

O convite que está ao fim da parábola das dez virgens oferece a chave para seu entendimento: “Vigiai porque não sabeis o dia nem a hora” (v.13).

No evangelho segundo Mateus, transparece a inteligência de quem sabe que a parusia demora e, não obstante essa demora, refulge a fidelidade de quem permanece obediente,

O problema abordado é aquele da parusia que custa a chegar, dos tempos mais longos do que previstos: “Atrasando o noivo” (25,5).

A parábola das dez virgens reforça, ainda, o tema dos “dois caminhos” (cf.7,13ss.): cinco virgens são prudentes, mas cinco são insensatas. A alternativa com a qual é confrontado/a o/a leitor/a reforça o caráter exortativo da parábola e lhe dá uma grande coerência estrutural.

Em que consiste a “prudência”? Em levar em consideração a possibilidade de uma longa espera, sem desanimar na fidelidade à própria tarefa.

O texto nos mostra um estranho matrimônio que vê dez virgens irem ao encontro do esposo e algumas delas entrarem no quarto nupcial, enquanto não se diz nada a respeito da noiva. Em uma festa real de matrimônio, as virgens teriam acompanhado em cortejo a noiva, não o noivo.

Três elementos chave da parábola não se deixam explicar senão em termos alegóricos:

a) O “noivo” (ho nýmphios) ao qual as virgens vão ao encontro é claramente uma metáfora para o Messias;

b) A noiva não é nunca mencionada, e tudo faz pensar que as dez “virgens” (parthénoi) a representem corporativamente, ou seja, são figura da Igreja, que na globalidade de seus membros é chamada “esposa” do Messias;

c) O detalhe do “cochilo” e do “sono” é imprescindível na interpretação da parábola, visto que prepara a surpresa da vinda no coração da noite e também porque sublinha eficazmente a duração da espera.

Mateus esclarece desde o início que tal como as virgens prudentes e as insensatas, a Igreja é um corpo misto. A diferença entre elas não é de natureza moral, visto que “todas acabaram dormindo” (v.5). A diferença, basicamente, é uma questão de inteligência, de cálculo: haver previsto ou não a possibilidade de atraso do noivo e estar equipados/as adequadamente.

O erro das insensatas é somente não estarem prevenidas com óleo. Uma desatenção, uma banal distração que, no entanto, no momento crucial da história, não pode ser remediada.

A parábola nos deixa uma lição de inteligência sobre o saber como lidar com um tempo longo.

Relacionando com os outros textos

A Sabedoria da primeira leitura, é muito mais que uma doutrina. Ela designa a verdade divina que, irradiada, apela ao interior da pessoa humana. A Sabedoria (o noivo/Messias do Evangelho), se deixa encontrar, se dá a conhecer e, mais que isso, ela mesma busca os que a merecem. E quem a merece? Quem por ela vigia com prudência.

 

Subsídio elaborado pelo grupo de biblistas da ESTEF

Dr. Bruno Glaab – Me. Carlos Rodrigo Dutra – Dr. Humberto Maiztegui – Me. Rita de Cácia Ló

Edição: Prof. Dr. Vanildo Luiz Zugno

 

ESCOLA SUPERIOR DE TEOLOGIA E ESPIRITUALIDADE FRANCISCNA

Rua Tomas Edson, 212 – Bairro Santo Antônio – Porto Alegre RS

www.estef.edu.br     [email protected]    facebook.com/estef

Fone: 51-32 17 45 67     Whats: 51-991 07 26 40

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais