Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Programa de Domingo
19:00:00
 
 

PDT deverá expulsar seis deputados que votaram a favor do impeachment

por Nayam Franco

Partido já havia alertado para a possibilidade de expulsão de quem votasse em prol do impeachment

Deputado Giovani Cherini (PDT-RS) anuncia voto "sim" pelo impeachment de Dilma Rousseff
Foto: TV Câmara

Cumprindo a promessa de expulsar quem votasse a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff, a comissão nacional do PDT se reuniu na manhã desta segunda-feira para dar início ao processo de desfiliação dos seis deputados que contrariaram a decisão partidária. Quatro deles perderão o comando da legenda em seus Estados.

Em nota, o PDT lembra que a decisão foi confirmada três vezes: em dezembro, em janeiro e na sexta-feira anterior à votação. Apesar disso, Mario Heringer (MG), Sérgio Vidigal (ES), Giovanni Cherini (RS), Flávia Morais (GO), Subtenente Gonzaga (MG) e Hissa Abrahão (AM) decidiram votar a favor do impeachment de Dilma, ajudando a aprovar o parecer do relator Jovair Arantes (PTB-GO).

O caso dos seis parlamentares será julgado no Conselho de Ética do partido, “garantindo amplo direito de defesa”. O conselho proferirá um parecer que será votado na reunião do diretório nacional do PDT em 30 de maio. Caso confirmada a expulsão, a legenda perderá um terço de sua bancada federal. Cairá de 19 para 13 deputados.

Heringer, Vidigal, Abrahão e George Morais, marido da deputada Flávia, serão destituídos da presidência do partido em seus Estados. Para os três últimos, a decisão é ainda mais dura porque, sem partido, não poderão concorrer nas eleições municipais de outubro – os três são pré-candidatos em suas cidades e o prazo para filiação acabou em 2 de abril.

Cherini disse que quer continuar no partido. Sustentou que a votação do impeachment "não é ideológica". Por isso não caberia um fechamento de questão. Além disso, explicou que, em pesquisa interna, constatou que 85% da sua base eleitoral é a favor do impeachment.

O pedetista disse também que, mesmo se expulso, não perderá o mandato, conforme entendimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

*Valor Econômico

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais