Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Câmara dos Deputados cassa mandato de Eduardo Cunha

por Nayam Franco

Ex-presidente da casa foi afastado por 450 votos a 10

Cunha recebeu somente dez votos contra sua cassação
Foto: Agencia Camara

O plenário da Câmara dos Deputados cassou o mandato do deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), ex-presidente da Casa.

Foram 450 votos a favor da cassação e apenas 10 contra, e nove abstenções. Eram necessários 257 votos para que Cunha perdesse o mandato.

A maioria da Casa considerou, portanto, que Cunha quebrou o decoro parlamentar ao negar ter contas no exterior durante depoimento na CPI da Petrobras, no ano passado.

Um dos principais personagens da crise política e responsável pelo acolhimento do processo de impeachment contra a ex-presidente Dilma Rousseff, Cunha perde o foro privilegiado em ações penais e ficará inelegível por oito anos.

Em declaração após o resultado, Cunha reclamou da votação ter sido realizada em período de campanha eleitoral e disse que se tornou "troféu" para alimentar "discurso do golpe" contra a ex-presidente Dilma. 

"Eu errei muitas vezes, mas não foram meus erros que levaram à cassação. Fui vítima de uma vingança política perpetrada no meio de um processo eleitoral."

*BBC

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais