Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Marilda Borges Corbelini é a primeira vice-prefeita da história de Soledade

por Nayam Franco

Ela e o prefeito reeleito Paulo Cattaneo comandarão o município pelos próximos quatro anos

Marilda emocionou-se com as felicidades que 2016 está lhe proporcionando
Foto: Nayam Franco/Rádio Cristal

As eleições 2016 em Soledade fizeram história. Além de ter uma votação com quatro candidatos a prefeito pela segunda vez no município, os soledadenses elegeram pela primeira vez uma mulher para o Executivo.

Marilda Borges Corbelini será a vice-prefeita do município pelos próximos quatro anos, após conseguir a reeleição do atual prefeito de Soledade, Paulo Cattaneo, agora com uma vice.

A vice-prefeita eleita foi secretária da Indústria, Comércio e Turismo da atual administração até licenciar-se para concorrer nestas eleições.

Isso é histórico. Soledade que até hoje teve somente oito representantes no Legislativo municipal, somente após 141 anos de emancipação coloca uma mulher no Executivo.

A escolha da Marilda como candidata a vice foi devido ao desmembramento da atual administração que começou em 2013 com os três partidos vencedores das eleições de 2012, PMDB, PSB e PT, e terminou somente com o PMDB.

Por isso, a reeleição mudou o sentido de uniões dos peemedebistas que dessa vez, se uniram com PR, PTB e DEM, que auxiliaram na eleição da chapa.

Apoios foram importantes, especialmente, do Deputado Federal Giovani Cherini e do ex-prefeito de Soledade, Hélio Lodi, ambos subindo no “palanque” para pedir votos a coligação Unidos por Soledade, que venceu as eleições recebendo 9.979 votos.

Marilda emocionou-se a agradecer a Deus por 2016, ano em que foi mãe e ganhou a eleição.

"A Marilda de hoje é a mesma de ontem, procurei ser a mesma pessoa de sempre, sem mudar para as eleições e por isso a aceitação", declarou Marilda em relação a aceitação de sua candidatura a vice.

Segundo ela, a partir de agora não é momento de comemorar mais a vitória e sim, o planejamento para o futuro de Soledade.

A partir da próxima semana já começa o trabalho. Conforme Marilda, a prefeitura tem 44 CC's, mas será analisado cada contrato, "um estudo", um planejamento do Executivo para ver a forma que será feita a próxima administração.

"Queremos trabalhar sem cores, sem divisões partidárias. Vamos trabalhar para o povo de Soledade, na prática", afirmou Marilda.

Para ela, o compromisso é grande e não conseguiu dormir após as eleições pelo tamanho de sua responsabilidade.

"Vou trabalhar para fazer o melhor, não pensando na próxima eleição", finalizou a vice-prefeita eleita.

Quem é Marilda Borges Corbelini?

A soledadense Marilda é filha do pecuarista João de Deus Borges de Lima e da dona de casa Conceição de Lourdes Borges.

Pedagoga pós graduada em Supervisão Escolar em Tecnologia, atuou como diretora do Instituto Maurício Cardoso por oito anos e por seis, a Escola Garra em Soledade.

Foi secretária da Indústria, Comércio e Turismo de Soledade durante a atual administração mesmo não sendo filiada em partido político assumiu a pasta.

Filiando-se ao PMDB, aceitou o convite de ser candidata a vice-prefeita, hoje eleita. Mãe dos gêmeos Rafael e Lorenzo, de 1 ano e seis meses, é casada com Antônio Bortolanza Corbelini, o Toninho.

No Legislativo, 8 mulheres vereadoras em 141 anos

Soledade possui duas vereadoras até o fim de 2016: Amália Aparecida de Souza, a Cida do Vizzoto (PSDB) que não concorreu a reeleição e Jussara Melo Batista (PP) que concorreu e não se elegeu.

Na história, além destas duas, o município só teve outras cinco vereadoras eleitas. A primeira delas em 1948 até 1951, hoje homenageada com nome em escola municipal, Coralina Cardoso de Toledo. Por quatro anos, Coralina foi vereadora pelo PSD).

32 anos depois, Soledade conquistou a segunda vereadora: Dalmara Rauber (PDS), que esteve no Legislativo por 6 anos, de 1983 a 1988.

Já em 1997 até 2000, a representante feminina no Legislativo foi Vera Lúcia Vizzoto (PDT). Em 2001, Jane Maria Ottoni pelo PPB foi a vereadora em Soledade, até 2004.

Em 2005, a primeira vez que o Legislativo contava com duas mulheres: Laura Scarlet Portella (PDT) e Amália Aparecida de Souza ainda no PDT.

Scarlet saiu no fim de 2008, Cida permaneceu até hoje, sendo a vereadora que por mais tempo ficou no Legislativo: 12 anos.

Em 2012, Cida foi também a primeira presidente mulher da Câmara de Vereadores soledadenses. No ano de 2013, Jussara Mello Batista (PP) também elegeu-se para o mandato 2013 - 2016.

Na próxima Legislatura, caberá a Professora Ida Valendorf (PP) representar as mulheres na Câmara. Ela foi eleita com 353 votos e será a única mulher na vereança soledadense.

Ouça a entrevista com Marilda Borges Corbelini, vice-prefeita eleita de Soledade

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais