Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
18:00:00
Encontro Certo
19:00:00
 
 

Tua Rádio Cristal realiza primeiro debate político com os candidatos ao Executivo soledadense

por Marcus Vinicius Prates de Souza

Iniciativa foi transmitida em FM 100.5 e pelo facebook, na noite desta quarta-feira, 30/09

Como forma de proporcionar à comunidade soledadense um maior conhecimento, esclarecer dúvidas e responder a questionamentos quanto às propostas dos postulantes ao Executivo soledadense, a Tua Rádio Cristal realizou na noite desta quarta-feira, 30/09, o primeiro debate político, que antecede as eleições 2020.

O debate na Tua Rádio Cristal em FM 100.5 e facebook foi realizado após um acordo envolvendo os candidatos ao Executivo municipal, que participaram de uma reunião na emissora para definir as regras deste encontro, obedecendo também todos os critérios estabelecidos pela Legislação Eleitoral.

O debate foi diviseis blocos, assim divididos:

 

  1. Apresentação dos candidatos
  2. Perguntas entre os candidatos com tema livre
  3. Perguntas entre os candidatos com tema determinado pela emissora
  4. Perguntas com tema livre entre os candidatos
  5. Perguntas entre os candidatos com tema determinado pela emissora
  6. Considerações finais

Inicialmente, após a abertura do encontro, houve o pronunciamento do juiz que responde pela 54ª Zona Eleitoral, com sede em Soledade, José Pedro Guimarães, que enfatizou a importância do debate proposto, justamente, neste ano em que a pandemia de coronavírus submete os eleitores a um novo modelo de campanha eleitoral: à distância.

Em seguida, a concentração dos candidatos foi para com o primeiro bloco do que contou com as devidas apresentações dos representantes políticos. Conforme o sorteio realizado, o primeiro foi o candidato do Partido dos Trabalhadores (PT), Alisson Ferronato. Por segundo, Marilda Borges Corbelini, da coligação MDB/PL/PSB/DEM/PSL - Mais por você, mais por Soledade e em terceiro Edson Bettim, PSDB/PP/PDT - Transformação é agora.

No segundo bloco, os candidatos enfatizaram por tema livre, questões relacionadas às contribuições e dívida alusivas ao Fundo dos Aposentados e Pensionistas de Soledade. Além disso, o projeto alusivo ao distrito industrial e os investimentos da empresa Vibra Alimentos, em Soledade, também foram destacados.  

Os candidatos, na ocasião, ainda demonstraram suas opiniões, por meio das perguntas e respostas quanto às políticas de empreendedorismo e qualificação profissional e como fortalecê-las.

Outro assunto muito debatido entre os candidatos, foi o enxugamento da máquina. Os cargos disponibilizados ou prometidos ao longo das tratativas que trouxeram esta realidade política, para o município de Soledade. Com isso, os pensamentos divergentes quanto a escolha de servidores por sua competência profissional ou por acordo político.

Como forma de contemplar as propostas no que compete ao desenvolvimento rural, o agronegócio, a agricultura familiar, abastecimento de água, programa de correção de solo e apoio de instituições, foram alguns dos tópicos abordados, além de melhorias de internet no interior e projetos que tratem da permanência do homem no campo.   

Nos temas específicos, as propostas dos representantes político-partidários, puderam ser conhecidas quanto a limpeza rural e urbana, educação, internet no meio rural, finanças públicas, agronegócio e mobilidade urbana.

Já quanto às perguntas entre os candidatos com tema determinado pela emissora, Alisson, Bettim e Marilda se questionaram sobre projetos e anseios quanto à saúde, saneamento básico, meio ambiente, turismo e geração de emprego e renda e habitação.

Na fase final do debate, houve o espaço para as considerações finais em que cada um dos candidatos pôde agregar ainda mais aos ouvintes e internautas sobre seus programas de governo. Houve o sorteio por parte do juiz da 54ª Zona Eleitoral, José Pedro Guimarães e ficou assim estabelecida a ordem do encerramento das manifestações:

Edson Bettim (coligação do PSDB/PP/PDT) agradeceu pela oportunidade e ainda declarou. “Agradeço a comunidade soledadense pela oportunidade de mostrarmos nossas ideias e o nosso projeto. Nós estamos diante de uma escolha muito importante, nós estamos diante da oportunidade de transformar a nossa terra, a nossa casa, a nossa Soledade, o melhor lugar para se viver. A candidata da situação disse que está pensando e querendo fazer habitação, pensando e querendo fazer estradas boas, mas só fazem em ano de eleição, pensando e querendo transformar Soledade em turismo, pensando e querendo implantar programas de esporte nas comunidades. Pois bem, gestão se faz com planejamento, execução e controle. De braços cruzados, pensando e querendo, as coisas não são construídas. Nós vamos sim levar para a gestão pública o profissionalismo, não haverá loteamento de cargos, a equipe será escolhida pelos critérios de competência e conhecimento. Nós vamos mudar Soledade. Os nossos melhores dias ainda estão por vir”.

Já Alisson Ferronato dos Santos (PT) concluiu sua participação e enfatizou: “Eu quero agradecer ao cidadão e cidadã soledadense que ficou até altas horas nos ouvindo. Dizer que eu me criei nesta cidade, eu tenho muito orgulho daqui e tenho muito orgulho em estar aqui representando uma proposta política. Cada um aqui representa uma proposta política e alguns tem vergonha de sua própria proposta e de seu campo político, por isso não assumem. Mas eles representam e inclusive são muito parecidas as propostas e eu não entendo por que não estão juntos. Não estão juntos por que Hélio Lodi e Cherini brigaram, se não eles estariam juntos em uma chapa só. Só há uma alternativa democrática e popular e esta que eu represento. Só esta candidatura pode fazer realmente aplicação de políticas públicas, nos bairros, nas comunidade para melhorar a nossa cidade. Não é somente o prefeito que faz isso e sim toda uma cidade, que decide ser solidária e decide ser feliz. Uma cidade de decide olhar para quem está do seu lado e estender a mão. Uma cidade que pode sim se desenvolver muito mais, mas que precisa da tua coragem.

E por fim Marilda Borges Corbelini (coligação MDB/PL/PSB/DEM/PSL) destacou: “Quero agradecer a oportunidade de estar aqui e agradecer a todos que estão aqui. Eu venho aqui não para fazer promessas, mas para mostrar o trabalho que já realizamos e o trabalho que vamos realizar no próximo mandato. Quero ser a primeira prefeita mulher, para valorizar os homens e mulheres da minha terra, com trabalho, com dedicação, com afinco, como eu fiz, nos últimos anos à frente da Secretaria de Indústria e Comércio, trazendo geração de emprego e renda para o nosso município e também como vice-prefeita. Não tenho a ousadia que vou fazer milagres e muito menos promessas que eu não vá cumprir. Meu plano de governo é claro: nós vamos continuar caminhando, por que nos estamos no rumo certo, no rumo do desenvolvimento econômico e social. Queremos fazer mais pela Educação, pela Saúde, pelo homem da cidade e do campo”.         

O debate político pode ser acompanhado na íntegra no endereço:

https://www.facebook.com/tuaradiocristal/videos/712578749468708

 

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais