Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Subcomitê de Pedras Preciosas realiza primeira reunião durante a EXPOSOL

por Marcus Vinicius Prates de Souza

O objetivo foi ouvir o segmento para saber quais são as necessidades e carências para elaborar planos de ações

Secretário Redecker apresentou o Plano Estadual de Mineração
Foto: Marcos Vinícius/Rádio Cristal

O secretário de Minas e Energia, Lucas Redecker, esteve em Soledade nesta sexta-feira, 29/4, participando da primeira reunião do Subcomitê de Pedras Preciosas, ligado ao Comitê de Planejamento de Mineração (Comergs). O evento, que fez parte da programação da EXPOSOL 2016, teve a participação de representantes de entidades e empresários do setor pedrista.

Durante o encontro se ouviu o segmento para saber quais são as necessidades e carências. "A partir disso, criar um plano de trabalho, políticas públicas e ações para resolver estes apontamentos. Nossa intenção é que o setor aponte o que precisa ser realizado, pois queremos dar um viés técnico e não político" aduziu Redecker.

O Subcomitê de Pedras Preciosas é um dos oito subcomitês temáticos do Comergs, criado pela Secretaria de Minas e Energia no começo do ano. "Não existia nenhum órgão de governo que debatesse ou ouvisse os pedristas para criar projetos que os atendesse. Viemos até a EXPOSOL porque assim conseguimos chegar perto da região produtora", ponderou.

As empresas e entidades participantes citaram as dificuldades para obtenção de licenças ambientais como um dos entraves do setor. Redecker lembra que a desburocratização do sistema é um dos objetivos da secretaria, que está constantemente em contato com a Fepam.

O Secretário aproveitou a ocasião para anunciar o Plano Estadual de Mineração, que será elaborado para fortalecer e desenvolver as diretrizes políticas do cenário mineral, estudar e informar o potencial do estado e incentivar as atividades, propiciando um desenvolvimento sustentável regional.

A reunião também teve a participação de representantes do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM).

Ouça a entrevista com Lucas Redecker, Secretário Estadual de Minas e Energia, na íntegra.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais