Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Os efeitos da chuva: o meio ambiente pede socorro

Baixar Áudio por Carolina Grotto Giongo

O professor de geografia Everaldo da Silveira da Silva, em entrevista à Tua Rádio Cristal, esclareceu alguns pontos importantes

Foto: Divulgação

A grande quantidade de chuva ocorrida nessas últimas semanas causou muitos transtornos para famílias de diversos municípios. Além disso, o meio ambiente também sofre com o excesso de água. O professor de geografia Everaldo da Silveira da Silva, em entrevista à Tua Rádio Cristal, esclareceu alguns pontos importantes.

“São vários fatores responsáveis por tudo isso que está acontecendo. Um deles é o fenômeno El Niño, que manda umidade para o nosso continente e, combinado a outros fatores como o que chamamos de vento cavado ou a formação de ciclones, joga a água para o litoral causando todo esse transtorno”, revelou Everaldo.

Outra questão importante é relacionada ao solo, às nascentes dos rios e às matas ciliares. “Primeiramente o solo fica encharcado com tanta água e não tem para onde escoar. Outra situação é a ocupação das barrancas dos rios. Se não tiver mais as matas ciliares, que estão ali para conter a água, ela irá seguir o seu curso e levará tudo junto com ela”, pontuou o professor.

Ao final da entrevista, Everaldo citou uma palavra essencial: conscientização. “Precisamos fazer um planejamento, pois só nos damos conta do problema quando ele já está acontecendo. Vamos chamas as pessoas para dialogar e para conscientizar as pessoas, pois é muito triste tudo isso que estamos vivendo”.

Texto e foto: Carolina Giongo/Tua Rádio Cristal

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais