Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Empresa soledadense e as rádios Cristal e Maisnova formam parceria para execução de projeto ambiental

Baixar Áudio por Marcus Vinicius Prates de Souza

Alunos das escolas municipais e estaduais deverão ser os agentes transformadores

Paulo de Carvalho Pedroso e Bernardo Muller da Sucatas Soledade
Foto: Marcos Vinícius/Tua Rádio Cristal

A natureza tem sido agredida e degrada constantemente e se faz necessário realizar ações para se evitar danos ainda maiores e que tragam consequências devastadoras para a humanidade.

Cientes deste grande problema, diretores da empresa Sucatas Soledade, propuseram uma parceria com a Tua Rádio Cristal e Maisnova FM, na elaboração e execução de um projeto que pudesse levar aos alunos das escolas municipais e estaduais de Soledade, a conscientização ambiental.

Segundo Bernardo Muller, um dos mentores do projeto, desde 1998 a empresa soledadense trabalha com o descarte correto e consciente de resíduos sólidos e por terem esta consciência ecológica é que surgiu a ideia. “Há algum tempo temos visto um descarte abusivo e muito poluente nas perimetrais de Soledade e isto prejudica, e muito, o meio ambiente”, destacou.

Sobre o projeto, Muller informou que em um primeiro momento o objetivo era de buscar o engajamento dos alunos nas escolas e, gradativamente, envolver toda a sociedade. “Precisamos conscientizar a população para aproveitar os resíduos sólidos produzidos por nossa comunidade”, enfatizou.

Neste projeto em questão, as crianças terão um papel fundamental, pois são elas os agentes transformadores do momento, levando aos pais e familiares a necessidade de proteger a natureza através de ações de conscientização, e, posteriormente, passando para a ação, ou seja, dando o destino correto ao lixo seco e úmido, plantar árvores, cuidar das nascentes, dos rios e seus afluentes, formando com isso a tão sonhada consciência ambiental, que, diga-se de passagem, poucos de nós as tem.

Bernardo abordou ainda a questão do descarte irregular em diversos locais do município, que além de irregular, é muito prejudicial a natureza, poluindo os lençóis freáticos e eliminando a mata ciliar, estas, tão importantes para a proteção dos rios e lagos. Ciliar porque tem a mesma função de nossos cílios, de não permitir que a sujeira entre nos olhos, ou seja, não deixar que a sujeira chegue ao rio.

O projeto, ainda sem nome, estava previsto para ter início neste ano de 2020, porém, em virtude da pandemia do Coronavírus, que ainda está ativa em todo o Brasil, ficou inviável. “Pretendíamos realizar palestras onde explicaríamos a classificação dos resíduos aos alunos das escolas, e, através das rádios Cristal e Maisnova, ao restante da sociedade. Porém, com a pandemia, adiamos para 2021, assim que reabrirem as escolas e permitirem o nosso acesso daremos o ponta é inicial no projeto”, finalizou Bernardo.

Ouça a entrevista com Bernardo Muller, na íntegra, no player de áudio acima.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais