Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Observador meteorológico alerta sobre às mudanças no clima

Baixar Áudio por Luiz Alberto Reis Neto

Neste 16/03, é celebrado o Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas

Foto: Divulgação

O dia 16/03 é o Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas. Estabelecido pela lei federal 12.533 em dezembro de 2011.

A data também é uma referência a 16/03 de 1998, momento em se abriu o processo de reconhecimento ao Protocolo de Kyoto, tratado internacional articulado para levar países desenvolvidos a reduzir suas emissões de gases do efeito estufa, especialmente dióxido de carbono (CO2).

De acordo com o observador meteorológico e monitor da Defesa Civil, Paulo Henrique Pinheiro, trata-se de um momento de reflexão, debate, análise e discussão do atual panorama climático. “Isso tem que ser colocado em pauta nas escolas, na sociedade, Defesa Cicil, pois, será um tema que terá uma ampla discussão”, afirmou.

Ele, que trabalha há mais de 40 anos na área, observa que o clima no Rio Grande do Sul vem mudando conforme o passar dos anos. “Não temos controle total sobre a natureza, existem outros fatores que interferem, mas, podemos fazer uma estatística dos últimos dez anos, do que está acontecendo”, relatou Paulo Henrique.

Um dos fatores que contribuem com as mudanças no clima são as chamadas ilhas de calor, um termo utilizado na meteorologia, que retrata o índice de calor no perímetro urbano. “O que podemos diminuir tudo isso é conservar e preservar os banhados, matas ciliares, proteção de nascentes, para questão da regularização e absorção das chuvas”, finalizou.

Texto: Betinho Reis/Tua Rádio Cristal

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais