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Apresentado em Soledade o relatório de impacto ambiental da duplicação da BR 386 trecho Canoas a Carazinho

por Leticia Nunes

Audiência pública contou com boa participação de lideranças regionais

Em mais uma oportunidade os órgãos, instituições e empresas envolvidos na duplicação da BR 386 estiveram reunidos, só que desta vez através de uma audiência pública que tratou da apresentação do estúdio e relatório do impacto ambiental da duplicação da BR 386, trecho Canoas/Carazinho.

A audiência foi convoInstituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, (IBAMA) e contou com representantes da MRS Estudos Ambientais, da Empresa de Planejamento e Logística (EPL estatal do governo), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) E CCR ViaSul, concessionária responsável pela obra de duplicação da BR 386.

A audiência iniciou com a explanação de José Alex Portes analista ambiental do Ibama que destacou as informações alusivas ao licenciamento ambiental, desde os seus trâmites iniciais, até os passos finais.

De acordo com Portes, o processo iniciou com o pedido de licenciamento ambiental. “Tudo isso iniciou em meados de 2017, com a solicitação efetuada por meio da EPL, emitimos o termo de referência que norteia o estudo de impacto ambiental. Após o estudo efetuado, aceitamos o EIA. Agora estamos na avaliação dos méritos deste estudo, onde temos de ouvir a população através das audiências públicas. Ainda faltam 3 licenças para que as obras possam ser viabilizadas ou não, a prévia, a de instalação e a de operação”.

Já a coordenadora da audiência pública e representante do IBAMA, Julivane Olegaro avalia como positiva a ocasião. “O evento foi ótimo, tivemos a participação da população e os estudos ainda estão em análise. É um empreendimento que possui impactos negativos e positivos também e estas variáveis estão em observação”.

O responsável pelo estudo de impacto ambiental, que integra a empresa MRS Estudos Ambientais Alexandre Nunes da Rosa destaca que é evidente que o empreendimento ou melhorias em uma rodovia possui sim seus impactos positivos e negativos tanto no que se relaciona com o meio ambiente, assim como aqueles socioeconômicos. Temos de reconhecer que a obra é necessária a fim de desenvolver ainda mais a região. Programas serão desenvolvidos ao longo do tempo a fim de que os impactos ambientais, especialmente sejam minimizados”.

A gestora de assuntos institucionais da CCR ViaSul, presente na oportunidade Simone Susin ressaltou o prestígio da população regional. “É de extrema importância a presença da população, dos empresários, produtores enfim, no sentido de esclarecermos as dúvidas, pois já há uma preocupação quanto a utilização da faixa de domínio, o alargamento da rodovia, o que é cedo para esclarecermos, já que estamos na fase de anteprojeto, assim que este estiver aprovado mediante a ANTT, os diálogos e os possíveis acordos poderão ser estabelecidos”.

A ocasião foi marcada, ainda pelas apresentações do projeto de duplicação da rodovia e em seguida pelas respostas a questionários efetuados pelos participantes, além da entrega de solicitações documentais por parte do vereador do MDB de Soledade, Gustavo Baldissera, quanto a melhorias na iluminação na BR 386, instalação de controladores de velocidade e segmentadores de acidentes.

O vereador de Fontoura Xavier Felisberto Godoi da Rosa, pediu para que os alunos do curso de técnico agrícola do município sejam beneficiados com uma parceria. Não se descartou a possibilidade de que no decorrer das obras os alunos das universidades, em especial dos formandos do curso de bacharel em Gestão Ambiental da UERGS Soledade, que também participaram da audiência pública, participem do empreendimento como estagiários.

Serão realizadas ainda audiências públicas nesta quarta-feira, 09/10, em Carazinho, no Teatro do Sesc e amanhã, na quinta-feira, 10/10, em Lajeado, no Auditório do Colégio Estadual Presidente Castelo Branco.

  

  

 

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