Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Semana do meio ambiente e a preservação das matas ciliares

Baixar Áudio por Carolina Grotto Giongo

As matas ciliares são de extrema importância para o meio ambiente, pois elas contribuem, por exemplo, para a existência do rio

Foto: Divulgação

As matas ciliares são de extrema importância para o meio ambiente, pois elas contribuem, por exemplo, para a existência do rio. De acordo com o professor de geografia, Everaldo Silveira da Silva, “sem elas, começa a acontecer o assoreamento no rio e todos os sedimentos vão para dentro do rio”, frisou.

Todo curso da água onde não existe essa vegetação específica, o sedimento vai para dentro do rio. “Por isso a importância da sua preservação. Há casos em que a falta das matas ciliares faz com que o rio deixe de correr a aos poucos pode até secar”, revelou o professor.

Segundo Everaldo, as matas ciliares no interior de Soledade estão muito escassas e sofrendo bastante. “Como nós trabalhamos em escola do campo, nós percebemos que existem poucas áreas com essa vegetação. Alguns locais não existem mais áreas com matas ciliares assim como tem lugares em que elas estão resistindo”, afirmou.

A principal recomendação é que as pessoas se conscientizem sobre o meio ambiente. “Nós temos somente um planeta, então a que custo valer a pena desmatar essa vegetação? Temos que pensar nas futuras gerações”, pontuou Everaldo.

 

Texto e foto: Carolina Giongo/Tua Rádio Cristal

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais