Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Soledade registra temperatura recorde no sábado, 01 de Janeiro

Baixar Áudio por Marlusa Oliveira

A temperatura histórica registrada no primeiro dia do ano de 2022 foi de 38,3ºC

Observador meteorológico Paulo Henrique Pinheiro
Foto: Marcos Vinicius de Souza/Tua Rádio Cristal

O início do verão vem causando fortes impactos em diversas regiões, especialmente por todo o estado do Rio Grande do Sul. Fatores estes que contribuíram para a decretação de situação de emergência pela estiagem que assola tais regiões.

Em Soledade a situação é também preocupante, uma vez que o calor registrado nos últimos dias ultrapassou a marca dos 30ºC, pois no sábado, 01/01/2022 o recorde foi de 38,3ºC na estação meteorológica localizada na localidade de Santa Luzia, interior do município.

Mediante isso, o observador meteorológico Paulo Henrique Pinheiro explica que são muitos os fatores que contribuem para tais números e que segundo dados históricos, esta foi a maior temperatura registrada nos últimos anos.

Fator este visto de modo preocupante, tendo em vista que o calor registrado na região beira a marca de 26ºC a 29ºC anualmente. Todavia, a projeção é de que chuvas possam ser registradas nos próximos dias, amenizando o calor escaldante.

Paulo Henrique reforça com isso o cuidado redobrado com a Saúde e a necessidade de ingestão de bastante água durante o período em evidência a fim de que outros problemas provenientes da estação sejam evitados.

De acordo com o site Climatempo a primeira quinzena de janeiro terá temperatura acima da média e dados hidrográficos irregulares, que deve chegar com maior intensidade somente no segundo período do mês, configurando com isso um cenário de calor intenso e pouca chuva para os gaúchos.

A previsão é de calor intenso no Rio Grande do Sul, contudo, o drama dos produtores que são castigados pela estiagem deve ser amenizado na segunda metade do mês, apontam os meteorologistas.

Por fim, estes complementam que devido ao aumento da chuva entre a segunda quinzena de janeiro e a primeira parte de fevereiro, as culturas afetadas podem ter um alívio, principalmente para quem plantou mais tarde.

Mediante tais circunstâncias o site Climatempo frisa que mesmo com a chuva se regularizando ao longo da segunda quinzena, na média, janeiro será mais quente que o normal, fator este reforçado pelo observador meteorológico de Soledade, Paulo Henrique Pinheiro.

Ouça a notícia completa no player acima, bem como as temperaturas recordes registradas no município antecedentes a do sábado, 01/01. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais