Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Espumoso deverá decretar estado de emergência em virtude do último temporal

Baixar Áudio por Leticia Nunes

Danos foram ocasionados pelo forte vento e enxurrada registrados durante a madrugada desta quinta-feira, 31/10

Além de Espumoso, demais municípios da região sofreram danos.
Foto: Divulgação/Correio do Povo.

Na madrugada desta quinta-feira, 31/10 uma tempestade atingiu Espumoso danificando casas, derrubando árvores e causando transtornos. Pouco depois da 00h30, tudo começou com fortes ventos, que duraram cerca de 15 minutos, danificando telhado de algumas casas.

As 3h30min da manhã, os Bairros Santa Júlia e Martini tiveram problemas. No Bairro Santa Júlia, a água desceu de um potreiro e alagou 8 casas. Os tubos da drenagem da água entupiram e não deram conta da chuva em grande quantidade que caiu no local. Oito casas foram atingidas, sendo 4 alagadas. Em uma delas, a força da água foi tanta que derrubou um muro, arrancou o portão da garagem e arrastou uma máquina de lavar para fora da casa.

No Bairro Martini, descida do módulo Esportivo de Espumoso, casas foram alagadas, pela água que desceu por uma rua e em tão pouco tempo e em grande quantidade o bueiro também não deu conta da água da chuva. A prefeitura fez várias obras no local nos últimos tempos, mas mesmo assim não foi suficiente para dar conta desta água. 

A secretaria de obras de Espumoso está em contato com os moradores atingidos e fazendo um levantamento dos estragos. O prefeito Douglas Fontana irá decretar estado de emergência a fim de obter verbas para arrumar as estradas do interior, que também foram prejudicadas.  

Conforme o setor de comunicação da Cotriel, foram registrados em outubro, 392 mm de chuva, em 11 dias do mês, sendo que nos últimos cinco dias a chuva foi diária.  Ainda não se tem uma dimensão nos danos em lavouras, uma vez que em localidades como o campo comprido foi registrado granizo.

Em Jacuizinho, onde conforme números passados pela Emater choveu este mês 482 mm o secretário Cláudio Vieira informou que a chuva de  85 mm esta noite fez vários estragos nas estradas, ocasionando cancelamento das aulas nesta quinta-feira e provavelmente nesta sexta-feira , pela impossibilidade  o deslocamento dos  estudantes do interior. Algumas cabeceiras de pontes foram levadas pela água. As comunidades atingidas em Jacuizinho foram Linha Pereira, Oralina, Serra dos Engenhos e Pantaninho e Borboleta, sendo estas últimas com difícil acesso  ainda a prefeitura não conseguiu chegar.

Em Arroio do Tigre, Sobradinho, Segredo e Passa Sete, várias lavouras de fumo foram atingidas pelo granizo.  

A tempestade que atingiu o município de Não-Me-Toque na madrugada desta quinta-feira (31), deixou grandes estragos no Estádio Dr. Waldomiro Graeff. Com a força do vento a estrutura da Copa foi arrancada quase que por inteira.

O Corpo de Bombeiros de Cruz Alta foi acionado para atender a uma queda de árvore no Bairro Alvorada, e também a respeito da queda de fios de energia. 

Estruturas de alguns estabelecimentos comerciais foram danificadas, mas ninguém ficou ferido. Fachadas de lojas no centro acabaram caindo. 

Há ainda muitos galhos espalhados por algumas vias. Algumas sinaleiras estão em amarelo piscante, e o trânsito flui com alguma dificuldade.

 

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais