Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Chuvas têm aumentado esperança dos produtores rurais de Soledade com a safra da soja

por Nayam Franco

Apesar do final de 2019 e início de 2020 sem chuva, novas precipitações fizeram produtor ficar mais esperançoso

Foto: Roger Terra de Moraes

A vida de um produtor rural não é nada fácil. Além de todo o esforço necessário para plantar e cuidar das lavouras, a dependência do clima é inevitável para uma boa cultura. No entanto, no último mês muita preocupação girou em torno das safras de soja e milho em Soledade.

Com a falta de chuva no final de dezembro e começo de janeiro, assimiladas ao forte calor, muitas plantações penaram. A safra do milho sofreu um forte revés com a falta de chuva em um momento onde a planta necessitava de água.

Para a safra de soja ainda havia esperança. Segundo o engenheiro agrônomo da Emater de Soledade, Roger Terra de Moraes, essa esperança tem aumentado conforme os níveis de chuva foram crescendo em janeiro, fechando o mês acima dos 120mm.

Contudo, Roger salientou em entrevista para a Tua Rádio Cristal que o mês de fevereiro será crucial para a safra da soja 2019/2020. Ele fez alusão à safra 2016/2017 que sofreu com falta de chuva no mesmo período e foi a de maior colheita nos últimos anos.

"Essa chuva vem retomado a esperança de muitos produtores que ainda estão com o sinal amarelo ligado. Antes eles estavam com o sinal quase vermelho, mas agora o amarelo é bom, pois a planta vai precisar de atenção. Com o aumento da umidade, a ferrugem também tende a aparecer e além das pragas, o cuidado deve ser redobrado para não haver prejuízos", contou.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais