Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Dia do caminhoneiro, tão importante que tem três datas comemorativas

Baixar Áudio por Marcus Vinicius Prates de Souza

O profissional é lembrado nos meses de junho, julho e setembro

Heróis da estrada transportando o progresso
Foto: diariodoscampos.com.br

São muitas as dúvidas sobre em que data os caminhoneiros comemoram a sua profissão, no Brasil essa efeméride é tão especial e importante que é comemorada em três dias diferentes, 30/06, 25/07, e 16/09.

No entanto, a data de 25/07 é a mais significativa, a mais lembrada e a mais antiga, sendo celebrada desde o século XV, data em que é comemorada o Dia de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas.

Nesta terça-feira, 30/06, em uma das datas festivas, Paulo Flores Cardoso, Soledadense, caminhoneiro há 29 anos, integrante da Associação de Caminhoneiros de Soledade, conta um pouco de sua história vivida na boleia do possante, a viagem mais distante e o momento mais difícil que viveu. Paulo, há 11 anos não recebe multa como motorista.

Ainda sobre as três datas comemorativas, reza a história que Cristóvão era um homem forte e robusto, que estava em busca de servir ao mais poderoso de todos os homens. Quando descobriu que este homem era Jesus, converteu-se e passou a morar na margem de um rio, onde ajudava pessoas a atravessá-lo de uma margem a outra.

Um dia ele transportou um menino em seus ombros, que ficava mais pesado a cada passo. Quando Cristóvão reclamou que parecia que carregava o mundo nas costas, o menino falou: “Não carregas o mundo, carregas seu criador. Sou Jesus, aquele a quem serves”. Por isso São Cristóvão é tido como o padroeiro dos motoristas e caminhoneiros.

Profissionais dedicados, os caminhoneiros passam longos períodos longe de suas famílias, garantindo seu sustento e fazendo com que o país siga funcionando. A profissão é muito especial e por isso merece ser comemorada e lembrada por todos nas três datas diferentes. Mas, independente de datas, todo dia é dia de homenagear os guerreiros que encaram o trecho e colaboram para o progresso do país.

"Para ser caminhoneiro tem que gostar, deixar a família para trás e buscar o sustento não é fácil", destacou Paulo Cardoso.

Ouça a entrevista com Paulo Flores Cardoso, na íntegra, no player de áudio acima.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais