Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Corporação de bombeiros de Soledade alerta para com os cuidados em dias chuvosos

Baixar Áudio por Marcus Vinicius Prates de Souza

As dicas são principalmente para os dias com incidência de descargas elétricas

Soldado Patrick alertou os ouvintes sobre os cuidados que se deve ter durante tempestades
Foto: Marcos Vinícius/Tua Rádio Cristal

Um estudo desenvolvido pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE aponta que, neste verão, a incidência de raios em todo o país será marcada pelos efeitos do fenômeno El Niño. As previsões indicam que a intensidade do fenômeno vai provocar um aumento de aproximadamente 50% na incidência de raios na região Sul, onde, nesta primavera, já registrou um caso de morte por raio, no município de Gravataí-RS.

Sabedor destes números, Patrick Dipp da Silva, soldado da corporação de bombeiros de Soledade, falou sobre de que maneira a legislação brasileira trata o assunto em questão. Para o profissional, houve um retrocesso na lei, pois retirou a obrigatoriedade do para-raios em edificações com mais de três pisos, fazendo agora esta cobrança tão somente a silos.

Em relação aos cuidados que todos devem ter em dias chuvosos, especialmente com grande incidência de raios, Patrick destacou que mar, rios, lagos, piscinas e afins, não são locais onde as pessoas devem permanecer durante as tempestades, pois se tornam potenciais alvos das descargas elétricas oriundas do mau tempo.

Outro fator importante citado pelo profissional são as áreas em descampado, ou seja, locais abertos, onde se inclui campos de futebol, nestes locais as pessoas funcionarão como para-raios, pois o fenômeno vai procurar o local mais alto no local, e uma pessoa em pé encaixa-se perfeitamente neste contexto.

Cabe salientar que o Brasil é o país com maior incidência de raios em todo o planeta, chegando a cerca de 50 milhões por ano.

Essas descargas elétricas podem ter até 30 mil amperes, mil vezes mais energia de que um chuveiro.

Segundo o INPE, ocorrem por ano, em média, 111 mortes e cerca de 500 pessoas são vitimadas no país, por acidentes desta natureza.

Ouça a entrevista com Patrick Dipp da Silva, na íntegra, no player de áudio acima.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais