Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Soledade nos seus 145 anos de emancipação político-administrativa

por Marcus Vinicius Prates de Souza

Aniversário é comemorado neste domingo, 29/03

Pórtico de acesso a cidade de Soledade.
Foto: Foto: Arquivo/Administração Municipal.

Este domingo, 29/03, é muito especial para todos os soledadenses, pois o município comemora mais um aniversário. São 145 anos de história político-administrativa. São 145 anos de emancipação político-administrativa. São 145 anos de lutas, avanços, conquistas e superações.

Hoje com certeza, crianças, adolescentes, jovens, adultos e os mais maduros queriam comemorar esta data da forma tradicional, desde sempre cultivada: uma semana repleta de atividades programada pelo Poder Público, mas infelizmente ou felizmente, cada um cultivará seu orgulho de ser soledadense ou de adotar a cidade como sua terra natal, de dentro de suas casas.

29 de março de 2020 chegou e com ele a ânsia por mais chuva, já que vivenciamos uma seca que há anos não víamos. Época em que não só a natureza grita, mas que tem nos servido de lição e de prática de valorizarmos um dos bens essenciais à vida: a água.

Que a Capital das Pedras Preciosas, como é conhecida mundialmente , cresça, prospere e avance ainda mais em todos os setores. Que seu povo de tantas raças e credos continue a habitar este chão conhecido inicialmente como Distrito de Cima da Serra do Botucaraí.

Parabéns Soledade, dos monges barbudos, da Nossa Senhora da Soledade, do clima inigualável, terra produtiva e de gente hospitaleira não é à toa que todo aquele que aqui nasce ou aqui se cria não a abandona por inteiro. Mais cedo ou mais tarde retorna e desfruta da morada que nunca lhe saiu do pensamento.

Um pouco das potencialidades

Pecuária

A bovinocultura de corte é a principal atividade em termos de área no município.

Indústria

O parque industrial de Soledade é constituído, predominantemente, pelo setor de industrialização de pedras preciosas, exportando 95% de seus produtos para os Estados Unidos, Europa e Ásia.

Conta também com indústrias do ramo da metalurgia, erva-mate, madeira, trigo e desdobramento de mármores e granitos.

Apicultura e piscicultura

Com o trabalho intensificado no interior do município, apicultura e psicultura vêm ganhando muito espaço, principalmente incentivado pela Feira do Mel e do Peixe.

Agricultura

A área de exploração agrícola do município apresenta características bastante diversificadas, devido a sua topografia, onde se explora as culturas de soja, milho, canola, feijão preto, trigo,arroz de sequeiro, mandioca e batata-doce.

Comércio

Confecções, calçados, pedras preciosas e minerais para coleção, móveis, informática, mercado (Índice: 31,63% - Ano base: 2006)

População

31.303 habitantes

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais