Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
 
 

Castra Fácil Municipal é inaugurado em Soledade

por Nayam Franco

Local será utilizado para castração de animais de famílias carentes de Soledade

O município de Soledade há anos vem sofrendo com um crescimento exponencial de animais nas ruas da cidade. Abandonados, os animais perambulam por todos os bairros, sem terem para onde ir, acabam vivendo nas ruas e se alimentando como podem.

Para acabar com esse problema da superpopulação animal em Soledade foi inaugurado nesta sexta-feira, 27/12,  o Castra Fácil Municipal que servirá de local para acolher os animais e castrá-los para evitar a reprodução desenfreada de animais.

Defensor da causa animal, o vereador Gustavo Baldissera não conseguiu conter sua emoção ao falar desta inauguração que há meia década é cobrada por ele e por seus companheiros de defesa dos animais no município.

"Nos sentimos felizes e honrados de viver esse momento tão sonhado por nós e que todo o povo de Soledade esperava tanto. Nós fomos muito criticados, mas fomos apoiados também e por isso estamos aqui", contou o vereador da bancada do MDB, responsável pela principal cobrança à municipalidade.

Mesmo que seja uma ideia antiga e que ultrapasse a década, há cinco anos a causa ganhou mais força. Isto porquê em 2014 começou a cobrança com veemência do Poder Público Municipal para que tomasse medidas em uma exigência de políticas públicas para os animais de Soledade.

À época, a ideia era um Castra Móvel que teria a mesma premissa, mas ao invés de um local específico para a realização dos procedimentos, este seria itinerante. A ideia mudou conforme a cobrança aumentou e surgiu a oportunidade da construção de uma Castra Fácil que hoje está localizado no Parque de Eventos Rui Ortiz, logo atrás do Pavilhão Esportivo.

"Fomos lutando e construímos esse trabalho com apoio da comunidade e da municipalidade por ter abraçado essa ideia. Posso dizer que todas as secretarias da administração tiveram sua participação", revelou.

O Castra Fácil será de responsabilidade do Departamento de Meio Ambiente de Soledade e tem seu início de trabalho previsto para que aconteça na primeira quinzena de 2020. A responsável pelo setor, Caroline Leite, afirmou que o município já fez a contratação de um profissional e que serão castradas 30 fêmeas por mês, entre cães e gatos.

"Nós vamos castrar mensalmente trinta animais no início, contratamos um veterinário e serão castradas 30 fêmeas entre gatos e cães de famílias de baixa renda que são cadastrados no bolsa famílias", pontuou Leite.

 Marilda Borges Corbelini, vice-prefeita de Soledade, falou sobre a importância desse trabalho para o município pois trata de um assunto de saúde pública e que acaba atrapalhando não só a comunidade, mas também muitos profissionais que não conseguem desempenhar suas funções com segurança.

O prefeito de Soledade, Paulo Cattaneo acredita que com esta iniciativa deverá contruibuir para diminuir os problemas com a população canina, mas ressalta que será somente para as famílias de baixa renda que não tem condições de castrar o seu animal. 

O Castra Fácil levará o nome de Maria Júlia Pinto, decisão corroborada em um projeto de lei de denominação do local feito pelo vereador Baldissera do MDB.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais