Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

54ª Zona Eleitoral com sede em Soledade divulga dados para as Eleições 2022

por Carolina Schmidt

Zona Eleitoral tem sede em Soledade

Foto: Paulinho Paes/Tua Rádio Cristal

O número total de eleitores aptos a votarem na 54ª Zona Eleitoral com sede em Soledade é de 46.645. Em Soledade, o número chega a 20.564; em Barros Cassal, 8.409; Fontoura Xavier, 8.362; Ibirapuitã, 3.516; Mormaço, 2.701  e São José do Herval, 2.073.

A informação é do juiz eleitoral da 54ª Zona Eleitoral com sede em Soledade, José Pedro Guimarães, que esteve nos estúdios da Tua Rádio Cristal na manhã desta quarta-feira, 27/07 para entrevista.

Os colégios eleitorais também já estão definidos, assim como outros detalhes como a mudança de números de sessões eleitorais para evitar coincidências e transtornos. “A definição dos colégios eleitorais ocorre sempre em maio. É para dar segurança ao processo eleitoral. Também definimos quais estão aptos a votar, sessões, cadastro, contingente, entre outros”, destaca Guimarães.

Quem não regularizou seu título ou não resolveu alguma pendência até o momento, não poderá votar em dois de outubro.

“Agora não tem como mais fazer o título, quem não fez o biométrico ou esqueceu de regularizar. Muitos títulos foram cancelados. Quem não está na lista de eleitores não poderá votar infelizmente. Não é possível mais mudar a situação agora. Isso é por uma questão de segurança digital no sistema de votação.”

De acordo com Guimarães, o sistema é seguro com requisitos de segurança digital absolutos. “Temos algumas críticas ao processo eletrônico, mas logo vamos preparar as urnas eletrônicas no centro cultural para que as pessoas acompanhem como é confiável”, observa. Qualquer dúvida, a comunidade pode se dirigir até o cartório eleitoral de Soledade. Além disso, o juiz eleitoral também lembra sobre a importância do eleitor se organizar na data do pleito.

VOTO EM TRÂNSITO

Quem precisará votar em trânsito em dois de outubro, pode requerer até 18 de agosto a transferência temporária de domicilio. A mudança é para quem trabalha ou terá compromisso em outros municípios no dia da eleição.  No entanto, nem todos os municípios terão seções temporárias. Poderão votar em trânsito as pessoas que estiverem nas seguintes cidades: Porto Alegre, Caxias do Sul, Canoas, Pelotas, Santa Maria, Gravataí, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Viamão, Rio Grande, Passo Fundo, Alvorada, Sapucaia do Sul, Santa Cruz do Sul e Cachoeirinha.

Confira a entrevista completa no link: https://fb.watch/ex2qKpNPIT/

Foto: Paulinho Paes/Tua Rádio Cristal

Texto: Carolina Schmidt/Tua Rádio Cristal 

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais