Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Soledade: Polêmica da Semana abordou o tema CNH digital

por Dionatan

Medida já é válida para o Rio Grande do Sul

Entrevistados debateram sobre o tema
Foto: Paulinho Paes/ Tua Rádio Cristal

O quadro Polêmica da Semana deste sábado, 27/01 na Tua Rádio Cristal abordou o tema Carteira Nacional de Habilitação Digital, tecnologia já válida no Rio Grande do Sul.

Para debater sobre o tema foram convidados o Responsável administrativo pelo atendimento no Centro de Formação de Condutores 4 Rodas, Leonardo Souza da Silva e o Tenente Jairo da Silva, representando a Brigada Militar local.

De acordo com Leonardo, a CNH digital veio para inovar e facilitar a vida dos motoristas, principalmente pela praticidade do novo serviço disponibilizado, bem como a segurança oferecida pela tecnologia, evitando fraudes e falsificações.

Conforme o Tenente Jairo, para a Brigada Militar não haverá alterações, visto que a única mudança será na substituição do documento físico pelo digital, quando a forma de consulta ainda será a mesma.

Em Soledade, baseado em dados preliminares do CFC 4 Rodas, cerca de cem pessoas já procuraram o CFC para obter mais informações e realizar a atualização do cadastro para portarem a CNH digital, no entanto conforme a BM, até o momento nenhum condutor aprestou a nova tecnologia em abordagens.

Ouça no link o que disseram o Responsável administrativo pelo atendimento no Centro de Formação de Condutores 4 Rodas, Leonardo Souza da Silva e o Tenente Jairo da Silva da BM sobre o tema debatido e os questionamentos dos ouvintes da Tua Rádio Cristal.

Entenda a CNH Digital:

Um mês depois de ser disponibilizada no Rio Grande do Sul, a Carteira de Habilitação Digital já está sendo utilizada por 7.098 motoristas gaúchos. O Rio Grande do Sul foi um dos seis primeiros Estados do país a adotar o documento digital antes do prazo de 1º de fevereiro.

A CNH-e é uma versão virtual da carteira de motorista. O documento digital tem a mesmo valor jurídico do documento impresso, podendo o condutor optar por utilizá-lo ou não.

Para utilizar a CNH-e, o condutor deve ter um documento no novo modelo, que contem o QR Code (código escaneável em aparelhos eletrônicos) na parte interna. Todos que tiveram a CNH emitida após 02 de maio de 2017 já possuem esse modelo.

Se o condutor ainda possui o documento antigo, sem o QR Code, pode esperar a próxima renovação ou pedir uma segunda via do documento, em qualquer Centro de Formação de Condutores.

Antes de baixar o app no Google Play Store ou na App Store, o condutor deve ter um número de celular e um endereço de e-mail cadastrados na base do Denatran. Para isso, as opções são duas: dirigir-se a qualquer CFC, informar os dados - caso não estejam atualizados - e então realizar um cadastro no Portal de Serviços do Denatran; ou, ainda, para quem possui certificação digital, comunicar todos os dados diretamente no Portal do Denatran

Atenção!

O DetranRS, no entanto, faz um alerta para aqueles que optarem por utilizar o documento digital. Embora a CNH-e seja acessível offline, sem necessidade de conexão wi-fi ou dados móveis habilitados, é preciso estar atento para a bateria e o correto funcionamento do aparelho.

Para efeitos de fiscalização, se o aparelho estiver descarregado ou não estiver funcionando, será considerado que o condutor não está portando o documento.

Ele será autuado com base no artigo 232 (conduzir veículo sem os documentos de porte obrigatório), uma infração leve que prevê multa de R$ 88,38, três pontos na CNH e retenção do veículo até a apresentação do documento. Informações do Detran.

 

Veja o passo a passo para emissão da CNH-e:

1) Ter CNH emitida a partir de maio de 2017 e se possui QR Code, ele se localiza na parte interna do documento;

2) Baixar o aplicativo da CNH Digital nas Lojas iTunes (iOS) e Play Store (Android);

3) Efetuar o cadastro no Portal de Serviços do DENATRAN;

4) Se possuir Certificado Digital, não é necessário ir ao Detran de Emissão. Caso não tenha, ir pessoalmente ao Detran de Emissão da sua CNH e validar presencialmente seus dados cadastrais;

5) Solicitar o código de ativação da CNH-e e validar a senha no portal para ativação;

6) Acessar o aplicativo, digitar a senha e código de ativação;

7) E, por último, criar uma senha mais simples de 4 dígitos que vai utilizar todas as vezes que acessar a CNH-e

 

 

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais