Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Rio Grande do Sul registrou maior índice de empregabilidade em 2023

Baixar Áudio por Carolina Grotto Giongo

Estado teve, também, a menor taxa de desemprego, fechando o ano com 5,4%

Foto: Divulgação

Entre todos os estados brasileiros, o Rio Grande do Sul saiu na frente e registrou o maior índice de empregabilidade em 2023 e, consequentemente, teve a menor taxa de desemprego, fechando o ano com 5,4%. De acordo com José Scorsato, presidente da FGTAS Sine do RS, isso não acontecia desde 2013, quando o índice chegou a 5%.

“Essa geração de emprego e renda se deve ao avanço e as novas oportunidades. Para se ter uma ideia, a média do Brasil é de 7,8% e nós ficamos bem abaixo. No entanto, o nosso desafio é diminuir esse índice ainda mais. Esses números estão relacionados a diversos fatores, pois inovamos e criamos dinâmicas entre empregador e empregado”, revelou o presidente.

Para José Scorsato, ações do Governo Federal e do Governo Estadual contribuíram para essa taxa de empregabilidade. “Além disso, a atuação acertiva de empresários, do agronegócio e de prefeitos, ao disponibilizarem espaços para novas indústrias se estabelecerem nos municípios também são contabilizados. No ano passado, foram mais de 47 mil carteiras de trabalho positivadas”, relatou.

O setor que mais empregou foi o de serviços, puxado pelo comércio e pela indústria. “Se olharmos a nível de região, através dos dados do CAGED, Passo fundo, aqui na região norte, foi o segundo em nível de contratação no setor da indústria e Caxias do Sul ficou em terceiro e, obviamente, Porto Alegre ficou na primeira colocação”, destacou o presidente da FGTAS.

Texto: Carolina Giongo/Tua Rádio Cristal

Foto: Paulinho Paes/Tua Rádio Cristal

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais