Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
 
 

Área de mata nativa suprimida em Soledade possuía autorização do Departamento de Meio Ambiente

por Marcus Vinicius Prates de Souza

Departamento do Meio Ambiente do município expediu documento autorizando a retirada das árvores

Mata nativa foi arrancada por trator
Foto: Jorge Teixeira

Um fato que causou indignação da comunidade soledadense. Vídeos e fotos circularam pelas redes sociais onde mostravam uma área no bairro das Fontes, onde havia mata nativa, sendo degradada.

Logo após as imagens se espalharam e muitas pessoas realizaram ligações para o Departamento de Jornalismo da Tua Rádio Cristal, fazendo denúncias sobre um suposto crime ambiental que estava ocorrendo no município. De posse de todo o material e de inúmeras denúncias, a reportagem da Tua Rádio buscou informações sobre o fato.

Na manhã desta quinta-feira, 25/10, foi realizada uma entrevista com Caroline Leite, diretora do Departamento de Meio Ambiente do município, que informou que o proprietário da área em questão compareceu ao departamento e solicitou autorização para a retirada da mata que existia no local, autorização esta que foi concedida ao produtor rural.

Caroline, porém, destacou que a autorização só foi entregue porque um fiscal do meio ambiente foi até o local e verificou que a mata não tinha árvores com altura superior a três metros, com isso, respeitando o que prevê a legislação ambiental, no entanto ficou definido de que algumas árvores deveriam ser plantadas em outro local, árvores como coqueiros e outras frutíferas, o que, conforme ela foi realizada pelo proprietário da área.

Cabe ressaltar ainda, que a Patrulha Ambiental (PATRAM), da Brigada Militar de Carazinho esteve no local e verificou "in loco" a situação que se apresentava naquele momento. Por haver uma autorização do meio ambiente municipal, não houve nenhuma notificação contra o agricultor.

Ouça a entrevista com Caroline Leite, na íntegra, no player de áudio acima.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais