Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes de Mormaço é sede da 43ª Romaria da Terra

por Nayam Franco

Centenas de pessoas estão em Mormaço participando da atividade nesta terça

Foto: Letícia Nunes/Tua Rádio Cristal

A Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes de Mormaço pertencente a diocese de Cruz Alta, presidida pelo Bispo Dom Adelar Baruffi,  está sendo a anfitriã da 43ª Romaria da Terra, que acontece com o tema “O bem viver no campo e na cidade”.

A romaria começou nesta manhã na comunidade de São João dos Prólos, onde encontram-se centenas de fiéis das mais diferentes cidades do estado que acompanham a festividade ano a ano.

Esta é a terceira vez que a Diocese de Cruz Alta sedia a Romaria da Terra: em 1987, na localidade de Itaíba, município de Ibirubá e em 1999, no Assentamento Ceres, município de Jóia, com os respectivos temas: “Terra repartida, vida garantida” e “Agricultura familiar: trabalho, organização e conquista”.

A realização da Romaria da Terra é um dos compromissos comuns permanentes das 18 Dioceses do Rio Grande do Sul, que integram o Regional Sul 3 da CNBB e é realizada desde 1978. Ela ocorre todos os anos, na terça-feira de carnaval, em que milhares de romeiros e romeiras vindos de diferentes lugares se encontram para relembrar e celebrar os mártires da terra que tombaram defendendo a vida do povo empobrecido.

Com Sepé Tiaraju, motivador das romarias, defensor dos povos indígenas, busca-se lembrar que esse dia será um momento de restabelecer as forças na luta por justiça e igualdade.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais