Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Tio Hugo decreta situação de emergência devido à estiagem

por Nayam Franco

Além da falta de água, produções foram fortemente afetadas

Foto: Felipe Carvalho/Assessor de Comunicação da Prefeitura de Tio Hugo

O município de Tio Hugo decretou situação de emergência (Decreto nº 1195) na última semana, em virtude da forte estiagem que assola o município.

A decisão foi tomada em conjunto, a partir de reuniões com entidades, como cooperativas do município, Emater e secretaria municipal de Agricultura. Após um amplo levantamento realizado em todas as localidades, foi constatado que as perdas na agricultura e pecuária são significativas, o que resulta em um prejuízo econômico e social expressivo no município.

Além disso, também foi registrada a falta de água para consumo dos animais, bem como uma grande diminuição no nível de poços e reservatórios que abastecem a cidade e as comunidades do interior.

Conforme explica o prefeito Gilso Paz, foi realizada uma reunião técnica para discutir o decreto que determina a situação de emergência.

“Nos reunimos com entidades ligadas ao campo e com a secretaria municipal de Agricultura, para analisarmos os levantamentos de perdas ocasionadas pela falta de chuva no município. Os registros de prejuízos na produção são significativos, desde o milho para silagem e em grão, que teve grande quebra, assim como a soja que está com problemas no seu desenvolvimento e a atividade pecuária, já que as pastagens também sofreram os impactos da estiagem, reduzindo consequentemente a produção leiteira em Tio Hugo”, enfatizou.

O líder do Executivo Municipal ressalta que as perdas no setor primário irão refletir diretamente sobre a economia do município, já que a agricultura e a pecuária são o esteio econômico de Tio Hugo.

Prejuízos na produção agrícola e pecuária:

Muitas famílias de Tio Hugo têm a sua subsistência oriunda da atividade primária, e a falta de chuvas traz um grande impacto econômico e social para toda a comunidade.

Os números apresentados em relatórios apontam grandes perdas nas plantações de milho, com quebra de produção que chega a 80% tanto no milho em grão, quanto milho para silagem.

Na soja a tendência é que se produza 40% abaixo do previsto, assim como na bacia leiteira que apresenta uma redução de 35%, além do aumento do custeio para o produtor devido aos danos em pastagens e silagem de baixa qualidade.

Contabilizam prejuízos também, a produção de gado de corte, avicultura e piscicultura.

Nesta quarta-feira 19 de fevereiro, o Major Mattei da Defesa Civil esteve em de Tio Hugo para participar de uma reunião técnica, que discutiu a situação atual do município diante da escassez de chuva. Agora, o município aguarda homologação do decreto por parte do estado e da união.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais