Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
18:00:00
Encontro Certo
19:00:00
 
 

Atenção: comércio eletrônico oferece comodidade, mas necessita de cuidados especiais na compra

por Nayam Franco

Apesar de trazer conforto ao consumidor, e-commerce necessita de cuidado

Cuidados devem ser feitos desde antes da compra
Foto: Divulgação/Internet

Moradores de Soledade e região cada vez mais utilizam do comércio eletrônico no seu dia a dia, claro, com foco maior nas compras natalinas. Isso acontece pois muitas vezes o consumidor opta pela comodidade de comprar e receber  os produtos sem sair de sua casa.

É para isso que o e-commerce surgiu e também por este motivo que o mercado online cresce dia após dia desde que surgiu com o advento da internet. Mas antes de trazer só comodidade, é uma grande responsabilidade realizar a compra online, isto porquê o consumidor deve ter ciência do site em que está comprando e que ele ofereça, de fato, o que vende e da forma que vende.

O Balcão do Consumidor em Soledade atende as pessoas que optaram pela compra online e através de seu coordenador, Idioney Oliveira Vieira, também oferece orientações para os consumidores.

A primeira delas é não comprar por impulso e sempre analisar friamente a oferta, bem como o local de onde está sendo comprado e ter muita atenção para ofertas com descontos que beiram o impossível.

Tente identificar o fornecedor e procurar a identificação do site e de todos os demais fornecedores envolvidos em sua compra virtual, redobre seus cuidados quando o site exibir como forma de contato apenas um telefone celular.

Evite realizar transações on-line em lanhouses, cybercafés ou computadores públicos, pois podem não estar adequadamente protegidos. Troque periodicamente a sua senha do internet banking e de sites de comércio eletrônico.

Fique atento às formas de pagamento: redobre os cuidados quando o site coloca como única forma possível de pagamento o depósito em conta corrente ou conta poupança, especialmente quando for para pessoas físicas.

Quando a oferta não foi cumprida e não houver acesso ao fornecedor: Caso você tenha feito o pagamento através de cartão de crédito ou de sites especializados em serem meios de pagamento aos fornecedores de e-commerce, poderá solicitar diretamente à administradora do cartão o cancelamento da compra e o estorno do valor pago.

Em Soledade, o balcão do consumidor fica na Av. Marechal Floriano Peixoto, 3033. As informações podem ser obtidas (54)3381-9200 ou (54) 3381-9210 ou por email [email protected], ou de segunda-feira a sexta-feira das 13h30 às 17h30. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais