Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Missa de Ação de Graças comemora 50 anos da Coagrisol

Baixar Áudio por Marcus Vinicius Prates de Souza

Direção, colaboradores e comunidade em geral participaram da missa em homenagem a Coagrisol

Uma missa de ação de graças realizada na Igreja Matriz Nossa Senhora da Soledade, na manhã deste domingo, 22/09, marcou os 50 anos da Coagrisol Cooperativa Agroindustrial. Na oportunidade um grande número de diretores, associados e comunidade em geral participaram ativamente da homilia proposta.

A cooperativa foi fundada em 22/09/1969, o seu surgimento ocorreu por ocasião de uma comemoração do dia do colono, no então distrito do Mormaço, mais precisamente no dia 25 de julho de 1969, cuja constituição oficial ocorreu em 22 de setembro do mesmo ano.

Por iniciativa de um grupo de agricultores liderados pelo senhor Egydio Pederiva, que além de percorrer as comunidades mobilizando os agricultores para associarem-se, organizou toda a documentação, inclusive o estatuto social, foi-se encaminhado aos órgãos competentes o pedido de obtenção oficial para a criação da COAGRISOL.

“Agradeço a Deus por ter me dado saúde até hoje, gostaria de viver mais cinquenta anos para poder participar do centenário da Coagrisol”, disse um dos dezesseis fundadores da cooperativa, Ângelo Laídes Triches, nos altos dos seus 88 anos.

José Luiz Leite dos Santos, atual presidente da Coagrisol destacou o início do cooperativismo no Rio Grande do Sul em 1902, citando o precursor padre Theodor Amstad. “Somos uma cooperativa ainda muito jovem se comparada com a primeira entidade do gênero no Estado, a Cooperativa Agrícola Mista General Osório – Cotribá de Ibirubá, fundada em 21/01/1911, hoje com 108 anos”, destacou José Luiz.

“Só temos que agradecer a todos que durante estes cinquenta anos fizeram com que a Coagrisol crescesse”, falou agradecido o presidente da cooperativa soledadense.

Para culminar com os festejos do cinquentenário, a direção de Coagrisol realizará no dia 26/09, numa quinta-feira, nas dependências do CTG Marciano Brum, um jantar de confraternização para colaboradores, associados e convidados, fechando com chave de ouro as atividades desta data tão importante.

Ouça a entrevista com Ângelo Laídes Triches e José Luiz Leite dos Santos, na íntegra, no player de áudio acima.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais