Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Pacientes e familiares se mobilizam em prol da Clínica Nefrológica

por Nayam Franco

Possível fechamento da clínica gerou preocupação em pacientes e familiares

O Secretário da Saúde, Nélvio Tonatto tenta acalmar os manifestantes (Foto: Nayam Franco/Rádio Cristal)
Foto: Divulgação

A clínica nefrológica de Soledade passa por períodos difíceis em meio à crise. A possibilidade de fechar cresce a cada dia juntamente com as dificuldades financeiras. Os pacientes e familiares, sem saber até quando a clínica estará em funcionamento, protestaram em frente à Prefeitura Municipal de Soledade pedindo atitudes do poder executivo.

O vice-prefeito de Soledade, Roberto Coletti, juntamente com o Secretário da Saúde de Soledade, Nélvio Tonatto, ouviu as críticas e tentou acalmar os cidadãos. A incerteza da realização de hemodiálise em Soledade preocupou pacientes e familiares.

São poucas as opções para solucionar o caso da clínica nefrológica, a mais viável, seria anexar a clínica ao Hospital de Caridade Frei Clemente, porém, segundo declaração da presidente da casa de saúde, Maria Arlinda, cada instituição deve andar com as próprias pernas.

Segundo o vice-prefeito, o executivo de Soledade fará o máximo para manter a clínica aberta e em funcionamento no município de Soledade.

O coordenador da 6ª Coordenadoria Regional da Saúde, Douglas Kurtz, disse em conversa com a reportagem da Cristal, que a solução para manter o centro nefrológico aberto é anexá-lo ao Hospital. Douglas afirmou já estar em tratativas com o conselho administrativo do nosocômio  para resolver esta situação.

Em reunião realizada com os Secretários da Saúde da Região, a vereadora de Espumoso, Sonia Dolci, firmou o interesse de instalar a Clínica Nefrológica no Hospital Notre Dame São Sebastião de Espumoso.

Na quinta-feira, 28/05, a Doutora responsável pela Clínica, Fabiane Fogaça, irá até a 6ª Coordenadoria Regional da Saúde, em Passo Fundo, assinar o contrato de renovação com o Estado para manter a clínica em funcionamento.

Ouça a Unidade Móvel realizada durante a mobilização

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais